Sesc Campos com programação sobre saúde mental e uso excessivo de telas
09/04/2025 18:09 - Atualizado em 09/04/2025 18:09
Divulgação Sesc
O Sesc Rio mantém programação dentro da pauta do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. As atividades serão realizadas até o dia 26 de abril. Neste contexto, as ações têm como foco os impactos do uso excessivo de telas na saúde mental. Na unidade do Sesc em Campos as atividades estão concentradas nesta quinta e sexta-feira (10 e 11). O público poderá participar de palestras, oficinas, vivências e exposições que abordam a relação entre saúde mental, alimentação e práticas integrativas.

Um dos destaques é a oficina “Alimento é Vida”, que apresenta os benefícios de chás calmantes e alimentos que auxiliam na prevenção de quadros de depressão e ansiedade. Outra atração é a vivência “Escrita Terapêutica: Colocando emoções no papel”, que estimula o autoconhecimento e o alívio emocional por meio da escrita.

A programação inclui exposição com macromodelos do corpo humano, abordando os prejuízos causados pelo excesso de telas por meio de uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica. A publicação, que é usada em ações de educação em saúde no estado do Rio, é fruto de uma parceria entre Sesc RJ e Instituto Maurício de Sousa (foto). Também haverá massoterapia; oficina de óleos essenciais; e a mostra “Relaxamento e Saúde”, voltada ao estímulo do autocuidado e à valorização de práticas de bem-estar. A palestra “É Preciso Saber Viver!” promoverá uma conversa direta com o público sobre os cuidados com a saúde mental.

"A escolha do tema deste ano reforça a urgência de discutir os efeitos do uso contínuo de telas sobre a saúde mental, especialmente em tempos de alta exposição tecnológica. Nosso objetivo é engajar a comunidade, sensibilizar formadores de opinião e ampliar o acesso a práticas de cuidado e prevenção. Ao promover ações educativas e integrativas, o Sesc reafirma seu papel na construção de uma sociedade mais saudável e informada", destaca Marcus Bezerra, gerente de Saúde do Sesc RJ.



SERVIÇO
Dia Mundial da Saúde no Sesc RJ – Etapa Campos

10 a 11 de abril

Sesc Campos

(Av. Alberto Torres, 397 - Centro)

Grátis

Livre


PROGRAMAÇÃO
10 e 11 de abril – 09 às 13h

Mesa expositiva – O prejuízo à saúde pelo excesso de uso de telas

Com macromodelos do corpo humano, serão dadas orientações sobre o uso excessivo de telas e o prejuízo na saúde, com revista em quadrinhos da Turma da Mônica.

10/04- 10h às 13h

Alimento é vida: Chás calmantes e alimentos que auxiliam na melhora da depressão e ansiedade

A oficina alimento é vida está relacionada à promoção da saúde e prevenção de doenças. Essas atividades educativas ajudam as pessoas a compreenderem melhor seus hábitos alimentares e adotarem escolhas mais equilibradas no dia a dia.

10/04 e 11/04 – 09h às 10h

Vivência escrita terapêutica: Colocando emoções no papel

Atividade visa a promover a saúde emocional e o autoconhecimento por meio da escrita, uma ferramenta poderosa para lidar com sentimentos, organizar pensamentos e aliviar tensões do cotidiano.

10/04 – 09h

É preciso saber viver!

Palestra sobre saúde mental conscientiza sobre a importância do cuidado com o bem-estar emocional e psicológico. Contribuirá para desmistificar os transtornos mentais, combater o preconceito e promover a busca por ajuda profissional quando necessário.

11/04 – 09h às 13h

Massoterapia

Além do relaxamento, é uma prática fundamental para a saúde física e mental. Incorporá-la na rotina pode contribuir significativamente para a qualidade de vida, prevenindo doenças e promovendo o bem-estar geral.

11/04 – 10h às13h

Oficina de óleos essenciais para saúde mental e física

Objetivos: Apresentar os benefícios dos óleos essenciais para a saúde mental e física; ensinar como utilizar os óleos de forma segura no dia a dia; demonstrar técnicas de aromaterapia para aliviar estresse, ansiedade e dores físicas; proporcionar uma experiência prática e sensorial com diferentes aromas.

11/04 – 09h às 13h

Exposição Relaxamento e Saúde

Promover a conscientização sobre a importância do relaxamento e das práticas de bem-estar para a saúde física, mental e emocional, mostrando como o autocuidado e o equilíbrio impactam positivamente na qualidade de vida.
Fonte: Ascom Sesc

ÚLTIMAS NOTÍCIAS