Um Teatro Trianon lotado de professores e alunos da rede municipal de ensino. Foi desse modo que aconteceu, nesta terça (9), o Mobiliza SAEB, ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), que contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira-dama Tassiana Oliveira. O objetivo foi apresentar dados e estratégias que comprovam os investimentos educacionais em Campos.
A Seduct organizou uma manhã de atividades que esclareceram como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) influencia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, (IDEB) e como cada escola pode contribuir para elevar aprendizados e resultados. O prefeito chegou ao Trianon após a gincana e fez uma intervenção celebrando o esforço coletivo e a trajetória recente da rede municipal.
“Quando a educação avança, a cidade cresce junto, cresce pela educação e a rede municipal de ensino abraçou a ‘causa do IDEB’. O município tem investido esforços na educação pública de qualidade e agora avança com velocidade”, falou Wladimir, que concluiu ressaltando que há um novo desafio pela frente e que o futuro da cidade estará na nota dessa avaliação, que deve comprovar o esforço de toda a comunidade pela educação.
A programação combinou palestras explicativas, oficinas práticas e atividades voltadas ao planejamento pedagógico, com foco nas disciplinas avaliadas pelo SAEB. A abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Campos, Fred Rangel; do vereador e presidente da Comissão de Educação, Marcelo Feres; da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto; e da subsecretária de Ensino, Célia Maria Ferreira Silva, além do ex-secretário de Educação de Miracema, Charlles Magalhães.
Nas falas da mesa, os representantes ressaltaram o trabalho coletivo e os avanços recentes da rede municipal. Fred Rangel elogiou a continuidade das políticas públicas e o salto de qualidade obtido nos últimos quatro anos. Marcelo Feres convocou alunos e professores a se verem como parte de uma seleção da educação, afirmando que cada estudante será um representante do time de Campos no SAEB. Célia falou com emoção sobre o orgulho de preparar estudantes para realizar seus sonhos. Tânia reforçou o compromisso coletivo e apresentou o vídeo institucional Avança Campos como registro de conquistas e norte para as próximas ações.
No vídeo foram apresentados os desempenhos das escolas no IDEB 2023 e destacadas as instituições com melhores notas. A secretária frisou que a média do último IDEB (5,4) foi a melhor de toda a participação do município na avaliação, superando as de 2021 (4,7) e de 2017 (4,6). Em 2020, Campos não coletou os dados exigidos pelo MEC e ficou sem referência naquele ciclo. Mas os esforços no campo da educação na rede municipal têm dado frutos e, em 2024, Campos recebeu o Selo Ouro do MEC por boas práticas e incentivos à alfabetização.
A mobilização também teve espaço para cultura e engajamento estudantil com o lançamento do mascote Ururau, que entrou acompanhado das alunas da animação cultural Anna Lara Barros, Maria Clara Ferreira, Ana Luisa Barreto, Nicole Bueno e Hillary Rangel. O Grupo Gota encenou a lenda do Ururau da Lapa e, em seguida, aconteceu a gincana educativa coordenada pela professora Aline Bretas e pelo professor Leandro Santana, com perguntas de Língua Portuguesa e Matemática, desafios de soletrar e questões de raciocínio lógico. A gincana funcionou como atividade prática para exercitar conteúdos avaliados pelo SAEB.
O SAEB é aplicado pelo MEC a cada dois anos. A atual avaliação será realizada entre 20 e 31 de outubro e, em Campos, reunirá 108 escolas, com aproximadamente 3.641 alunos do 5º ano e 1.550 alunos do 9º ano, totalizando cerca de 5.191 estudantes. Os resultados do SAEB são determinantes para o cálculo do IDEB porque mensuram o nível de aprendizagem em disciplinas-chave e se articulam com indicadores de fluxo escolar, como taxas de aprovação e progressão. A qualidade registrada nas provas e a eficiência do percurso escolar se combinam para compor o índice que orienta políticas públicas e metas municipais.
As iniciativas da Seduct buscam transformar em progressos mensuráveis os avanços planejados em sala de aula para que a próxima avaliação confirme o trabalho realizado. A secretaria investe em formação continuada com foco em Português e Matemática, em laboratórios de ciências, matemática e robótica, e em salas de leitura e espaços lúdicos que favorecem a alfabetização e a aprendizagem significativa.