Soninha Ferreira, da SOS Atafona, é internada em estado grave após passar mal
Maria Laura Gomes 16/10/2025 15:24 - Atualizado em 16/10/2025 17:06
Soninha Ferreira
Soninha Ferreira / Foto: Parahybano
A presidente da Associação SOS Atafona, Sônia Terra Ferreira, mais conhecida como Soninha, está internada em estado grave no Hospital Ferreira Machado, em Campos, após sofrer um Acidente Vascular Encefálico (AVE) na manhã desta quinta-feira (16). Ela teria passado mal durante o velório do advogado campista Geraldo Machado, realizado no Cemitério Campo da Paz. De acordo com o HFM, Soninha, que tem 81 anos, está sedada, entubada e em observação na Unidade Intermediária (UI). Ela é filha do ex-deputado federal Alair Ferreira. 

Soninha participou da cerimônia de despedida de Geraldo Machado, que era amigo de longa data da presidente da SOS Atafona. Em entrevista feita pela Folha durante o velório, ela relembrou a importância do advogado para a comunidade e para a própria associação.
“É uma perda muito grande. Para a comunidade de uma maneira geral, não só para Atafona, mas como para Campos. Um grande advogado, trabalhou bastante tempo junto com meu pai, nas empresas do meu pai. Então, assim, a gente tem um contato de muitos anos, de muito tempo mesmo, e a gente fica muito sentida com essa perda. Por outro lado, a gente entende que ele descansou, porque ele estava sofrendo muito. É uma pessoa que vai fazer muita falta, um lutador, um trabalhador, um advogado brilhante”, lamentou.
A Diocese de Campos publicou uma nota pedindo oração por Soninha. "A Diocese de Campos se une em oração à família de Sônia Ferreira, que está internada no Hospital Ferreira Machado. Solicitamos orações pela recuperação dela, pois para Deus nada é impossível. Soninha, como a chamamos, é muito importante para a Praia de Atafona, sempre foi uma das lideranças mais expressivas da nossa diocese. Então, tenhamos essa presença de Espírito estar com ela nesse momento, rezando e interce-dendo pela sua saúde", finalizou.
Sônia é filha do ex-deputado federal Alair Ferreira, vive em Atafona desde o final da década de 1970 e é reconhecida pela forte atuação comunitária e influência nas áreas administrativas do distrito. Atual presidente da Associação de Moradores SOS Atafona, Sônia mantém diálogo direto com autoridades e órgãos públicos, articulando ações e soluções para os problemas locais, principalmente os causados pelo avanço do mar e pela erosão costeira. A casa construída por sua família nos anos 70 foi parcialmente destruída pela força do mar, levando Sônia a demolir o imóvel antes que fosse completamente tomado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS