Cerca de 4,81 milhões de estudantes devem fazer o Enem
Júlia Alves 08/11/2025 11:49 - Atualizado em 08/11/2025 12:58
Os inscritos serão classificados com base nas notas obtidas no Enem
Os inscritos serão classificados com base nas notas obtidas no Enem / Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
A aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizada neste domingo (9), em todo o país. Cerca de 4,81 milhões de estudantes farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, que abrem a edição deste ano, considerada a principal porta de entrada para universidades públicas e programas de financiamento.
O Exame é utilizado para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de bolsas em instituições privadas.
Constituído por quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. Neste primeiro domingo, serão aplicadas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação. A prova terá 5h30m de duração.
A abertura dos portões será a partir do meio-dia e o fechamento às 13h. Após esse horário, não será permitida a entrada de nenhum candidato. A prova começa pontualmente às 13h30 e poderá ser feita até as 19h. Já o segundo dia de prova será realizado em 16 de novembro até as 18h30, com questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
A professora de Redação, Camila Barcelos, destaca que o Enem é a porta de entrada para praticamente todas as faculdades públicas do Brasil e algumas fora do país. Segundo ela, o ano inteiro é dedicado ao exame, com foco em revisar conteúdos essenciais e reforçar pontos que costumam ser cobrados.
“Eu trabalho com foco no Enem durante todo o ano, mesmo que seguindo o cronograma escolar, tento ao máximo ajudar meus alunos na criação de repertórios socioculturais, além de trabalhar com eles o propósito interpretativo e crítico. Nesses dias que se aproximam, trabalho com foco maior nos conteúdos mais importantes, além de práticas tanto de questões, quanto da redação [...] É um exame que oferece muitas chances para pessoas de diferentes classes sociais e as aproximam dos seus sonhos,” comentou.
A estudante Maria Fernanda Peixoto, de 18 anos, irá fazer o Enem pela segunda vez. Ela conta que na primeira oportunidade estava no 3º ano do ensino médio e sua rotina era corrida dividindo a atenção com as atividades escolares. Mas, neste ano, Maria conseguiu se preparar melhor em diversos aspectos, principalmente de forma emocional.
“Esse ano eu pude focar sem ter que me preocupar com escola. Entrei em cursos voltados para o vestibular e também fiz atividades físicas, o que eu acredito que é essencial para todo vestibulando [...] ano passado, faltava tempo para cuidar do psicológico, que é essencial para esse tipo de prova,” contou Maria Fernanda.
Estudante Maria Fernanda Peixoto, de 18 anos, fará a prova do Enem 2025
Estudante Maria Fernanda Peixoto, de 18 anos, fará a prova do Enem 2025 / Arquivo Pessoal
Ela destaca ainda que esse cuidado é fundamental, devido à pressão colocada sobre o exame, que é visto como determinante para o futuro dos jovens.
“O processo de se preparar para o Enem é muito cansativo, não só pela rotina de estudo, mas também pelo psicológico e emocional. Você pode se preparar o ano todo, mas se chegar no momento da prova e você for tomado pela ansiedade e pelo medo isso pode prejudicar totalmente seu desempenho [...] o sentimento de estar ficando para trás interfere no dia da prova, porque estamos dependendo do resultado dela para ‘começar nossa vida’”, relatou a jovem.
Sobre o primeiro dia da prova, Maria Fernanda fala sobre a preparação dela para a temida redação do Enem.
“Acredito que o que vai impactar muito mais esse ano será a redação, visto que ocorreu mudanças na cartilha do Enem referente aos repertórios de bolso, que eram um tipo de refúgio para os estudantes. Essa mudança me assustou também, mas depois da notícia fiz muitas redações para me desacostumar a usar eles e procurei conhecer outros repertórios para que isso não me empatasse tanto,” comentou.
Maria Fernanda conta como se organizou para este primeiro dia, além de conferir o local.
“Esse ano fiquei perto da minha casa então estou tranquila com o trânsito, mas busquei saber se o lugar tinha ar-condicionado, pois estamos passando por dias bem quentes. Meu planejamento é descansar durante o sábado, fazer outras coisas sem ser estudar e à noite organizar tudo que vou usar no domingo, como roupa, canetas, documentos e etc,” disse a estudante.
SJB com esquema especial no transporte público gratuito neste dia
Em São João da Barra, o transporte público gratuito contará com um esquema especial para o retorno dos alunos que farão a prova do Enem neste domingo. O Inep direcionou, pela primeira vez, os estudantes sanjoanenses para fazer a avaliação no Colégio Estadual Alberto Torres, no Centro da cidade. Com isso, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito alterou os horários de alguns ônibus nas seis linhas que partem da rodoviária de SJB para todos os distritos. Haverá ‘vermelhinho’ às 19h15 em todas as linhas.
Alterações: Linha 1 (SJB, via Atafona e Grussaí) saída às 19h15. Linha 2 (SJB X Barcelos - direto) e Linha 3 (Rodoviária para Barcelos, via Grussaí) às 19h15. Linha 4 (SJB X Açu): não haverá o ônibus das 18h para que haja o horário de 19h15. Linha 5: criada para atender somente no domingo, de SJB para o Açu (Quixaba via Pipeiras), saída às 19h15. Linha 6 (Açu via Campo de Areia/Pipeiras), saída às 19h15 da rodoviária.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS