O movimento 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher foi encerrado nesta quarta-feira (10). Em Campos, durante os dias da campanha, a Subsecretaria de Políticas Mulheres participou de uma série de ações fundamentais para o fortalecimento da rede de proteção e prevenção, a exemplo das equipes da pasta e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Mercedes Batista(CEAM) nas capacitações realizadas junto ao Ministério Público e Defensoria Pública do Estado, a fim de aprimorar o trabalho no atendimento e acolhimento às mulheres.
Por meio da subsecretaria, a Prefeitura promoveu, durante os dias de ativismo, a exibição do longa-metragem “Vermelho”, obra que aborda os diversos tipos de violência e reforça a urgência do diálogo com a sociedade civil sobre a realidade brutal que atravessa a vida de mulheres e meninas. “A atividade trouxe reflexões profundas sobre o crescimento dos casos de feminicídio, não apenas no nosso município, mas em todo o estado e no país”, diz a subsecretária Josiane Viana.
Técnicas da subsecretaria e agentes da Guarda Civil Municipal participaram do Capacit Mulher, ampliando a especialização das equipes que compõem a rede de apoio no município. Durante a cerimônia de formatura, que aconteceu no Rio de Janeiro, Josiane destacou a relevância da participação de Campos em iniciativas estaduais de capacitação. “Estar presente nesse momento é reafirmar que Campos está comprometido em ampliar a rede de proteção às mulheres. Essa formação nos dá ferramentas para acolher com mais humanidade e garantir que cada mulher seja atendida com dignidade e respeito”, disse.
“Outro destaque foi a apresentação dos 20 anos do Dossiê Mulher, elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), que reúne estatísticas sobre todas as formas de violência contra mulheres, reforçando a necessidade de políticas públicas contínuas e integradas. Todas essas ações ocorreram dentro dos 21 dias de Ativismo, fortalecendo nosso compromisso permanente com a prevenção, o enfrentamento e a eliminação da violência contra mulheres e meninas", relata Josiane, que afirma: “No nosso município, estamos avançando com ações concretas. Em breve, teremos a Ronda Maria da Penha atuando por meio da nossa Guarda Municipal, que já recebeu capacitação específica para atuar com as medidas protetivas, em parceria com a Polícia Militar, que mantém a Patrulha Maria da Penha”.