ANVISA Testa Creatinas
27/04/2025 | 05h02
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou anteontem o resultado de testes em creatinas vendidas no Brasil.
Foram testados 41 produtos (os mais vendidos) de 29 fabricantes diferentes, tanto para a adequação do teor de creatina quanto rotulagem.
Os estados participantes incluíram o Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo. As análises foram realizadas pelo laboratório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Contrariando os resultados de análises anteriores (2022 e 2024), todos os produtos apresentaram adequação em relação à concentração de creatina e apenas pequenas falhas na rotulagem foram observadas.
Ao que parece os próprios fabricantes tem se mobilizado para corrigir as falhas antes constatadas.
A creatina é um suplemento nutricional que já foi alvo de muita controvérsia, incluindo a proibição da venda há 8 anos e muita desinformação sobre possíveis danos renais. 
Inicialmente utilizada para aumento no aporte energético na prática esportiva, tem ganhado papel variado, incluindo melhora na função cerebral.
As marcas analisadas podem ser conferidas no link abaixo. 
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/creatinas-anvisa-divulga-resultados-de-analise-em-suplementos
Compartilhe
Ômega-6 ativa Câncer de Mama!
13/04/2025 | 07h10
Um artigo publicado em março deste ano, traz uma relação inesperada e preocupante: ácidos graxos ômega-6 promovem o crescimento de um tipo de câncer de mama agressivo. 
Os dados são assustadores por vários motivos:
1) Esses ácidos graxos há pouco tempo eram usados como suplementos para melhora da saúde cardíaca e em dosagens altas;
2) São gorduras encontradas em vários alimentos como óleos de soja, de cártamo, dentre outros (lista abaixo com os alimentos);
3) O tipo de câncer de mama do estudo é extremamente agressivo e de tratamento difícil.
O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Cornell de Medicina e publicado em nada menos do que a SCIENCE.
Para os pouco familiarizados, essa revista científica é considerada a mais renomada do mundo, ao lado da NATURE.
Os dados são realmente graves, pois os ác. ômega-6 se mostraram capazes de ativar uma via de crescimento de um câncer de mama chamado de "triplo negativo".
Esse tipo de tumor tem taxa de sobrevida de cinco anos de apenas 12%.
Para tornar a informação ainda mais séria, a via de ativação do tumor induzida pelo ômega-6 (FABP5-mTORC1) está envolvida em tumores de próstata e, de acordo com o Dr. Nikos Koundouros, outros tumores agressivos provavelmente são ativados da mesma forma.
Ou seja, suplementar ômega-6 nunca.
Alimentos com maior teor de ômega-6:
Óleos vegetais: 
Óleo de girassol
Óleo de milho
Óleo de soja
Óleo de canola
Óleo de cártamo
Óleo de gergelim
Óleo de abacate
Óleo de prímula
Óleo de semente de linhaça
Oleaginosas
Nozes
Castanha-do-pará
Avelã
Castanha de caju
Amêndoas
Sementes: de girassol, de chia, de abóbora.
Leguminosas: amendoim e manteiga de amendoim.
OBS: a presença de ômega-6 nos ovos e carnes depende muito da ração do animal.
Compartilhe
Colostro Bovino !
30/03/2025 | 06h59
googlesearch
De acordo com a pesquisadora americana Jennifer Smilowitz (universidade da Califórnia) o colostro bovino pode ser considerado o ouro líquido. 
O colostro é uma secreção de glândulas mamárias produzida logo nos primeiros dias após o nascimento da prole e é rico em nutrientes, mas vai além:
contem imunoglobulinas ou anticorpos, leucócitos, vitamina A, magnésio, cobre, zinco, que auxiliam em muito a imunidade intestinal do recém nascido, extremamente frágil nesse momento. 
Obtido de vacas leiteiras após o parto e dias seguintes, o colostro é tratado e pasteurizado para o consumo humano.
A novidade tem sido a sua ingestão por adultos, seja na forma em pó, líquida ou em cápsulas. 
O principal motivo seria a sua atuação na inflamação intestinal, que muitas pessoas apresentam.

Essa inflamação pode ser causada por doenças como reto colite ulcerativa, doença de Crohn, infecções, diarreia, HIV, quimio ou radioterapia. 
Realmente há evidências de que o colostro melhora o perfil imunológico intestinal e até mesmo a imunidade de atletas de ponta. 
Novos dados científicos estão a caminho e devemos aguardar antes de "abraçar a causa".
O preço desses suplementos é alto e não se sabe o seu real impacto na saúde humana em médio prazo. 
Como tem ocorrido em várias situações, influenciadores patrocinados pela indústria farmacêutica vem alardeando efeitos milagrosos dessa suplementação, com um número preocupante de novos adeptos.  
Tenhamos cautela e sigamos o básico que funciona:
fibras na dieta, probióticos, atividade física, evitar alimentos ultra processados e uma boa noite de sono! 
 
 
Compartilhe
Dieta Low Carb e Risco de Câncer de Cólon
11/03/2025 | 08h47
As chamadas dietas low carb (baixo carbo) são muito populares entre o público que busca redução de gordura corporal e, de forma simplista, se baseiam na redução drástica na quantidade de carboidratos consumidos diariamente. 
Em compensação o consumo de gorduras e proteínas é aumentado.
A base dessas abordagens é a redução na produção de insulina, hormônio que promove armazenamento de gordura subcutânea. Mas, embora levem à perda de gorduras, podem aumentar o risco de câncer coloretal, de acordo com uma pesquisa publicada este mês na consagrada Nature Microbiology.
No estudo, os pesquisadores relacionam uma cepa da bactéria E.coli, conjuntamente às dietas low carb, a um aumento de 15% no risco de tumores coloretais.
A referida cepa de E.coli é capaz de produzir colibactina, uma substância capaz de danificar o DNA, levando ao surgimento de tumores.
A pesquisa também associa um baixo consumo de fibras, principalmente solúveis, ao aumento na produção de colibactina. 
Segundo Bhupesh Thakur, pesquisador chefe do estudo, a adição de fibras solúveis à rotina alimentar é por enquanto a melhor opção para quem pretende prosseguir com dietas Low Carb e reduzir o risco de problemas intestinais graves.  
OBS: as fibras solúveis são as gomas, mucilagens e pectina principalmente, na presença de água formam um gel no trato digestório. 
Principais fontes alimentares: aveia, cevada, chia, linhaça, soja, maçã, limão, banana, laranja, morango, couve-flor, batata, batata-doce, cenoura, feijão, ervilha, lentilha... 
 
 
Compartilhe
Microplástico e danos cerebrais
16/02/2025 | 07h10
Assustadoramente, inúmeros estudos mostram que os microplásticos estão no ar que respiramos.
Em locais fechados a situação é bem mais grave, pois estamos cercados por plásticos: roupas, móveis, eletrodomésticos, embalagens, etc. que liberam os chamados microplásticos no ambiente. Com pouca ou má ventilação a quantidade livre no ar aumenta bastante. 
Essas moléculas já foram identificadas em diferentes partes do organismo, como cérebro, artérias e pênis.
Os nano plásticos também foram encontradas em vários frutos do mar e outros alimentos.
Os danos à saúde estão sendo investigados e já se sabe de uma relação direta com o risco aumentado de AVC, perda de memória e doenças neurodegenerativas.
Em 2024 um artigo publicado no The New England Journal of Medicine, os resultados sugerem aumento de 4,5 vezes no risco de óbito em pessoas com a presença de microplásticos no sistema vascular.  
Como se prevenir? Difícil tarefa, uma vez que a via principal de entrada no organismo é inalatória.
Reduzir a presença de plásticos em geral dentro dos quartos, devido ao sono, é uma alternativa.
Tentar evitar que crianças levem plásticos à boca (kkkk foi mais forte que eu), parecem ser as principais sugestões dos pesquisadores. 
Somente utilizar potes plásticos no microondas, que sejam voltados a essa finalidade.
Pote de sorvete não deve nem ser usado para congelar alimentos...no microondas então...
E pelo amor de Deus, nada de seguir idiotices como fazer arroz ou churrasco em garrafa pet, como vemos nas redes sociais.
Compartilhe
30 ovos e outras asneiras
17/01/2025 | 07h02
As declarações da influencer/ fisiculturista Gracyanne Barbosa, no anedótico Big Brother, que ingere cerca de 30 ovos por dia causou polêmica nas redes sociais. 
Obviamente o objetivo sempre será esse: polemizar.
A questão é que nas redes sociais temos levas de seguidores ávidos por receitas milagrosas e dicas infalíveis em todas as searas. 
O apelo estético dos dias atuais parece encabeçar essa lista...um número absurdo de "seguidores" que abraçam sem questionar tais "dicas" e receitas.
Um grande problema ao nosso ver é que os organismos são peculiares e muitos de nós podemos ter alguma limitação metabólica ou mesmo uma doença silenciosa, que seguiria "quieta" se não fossem os hábitos de cada um.
Entrando na questão da granja consumida diariamente pela influencer, a quantidade de colesterol em 30 ovos é absurdamente alta...por mais que se diga que estudos recentes defendem uma menor relação entre a ingestão de colesterol e seus níveis sanguíneos.
As fontes de colesterol normalmente são acompanhadas de gorduras saturadas, que elevam o LDL, chamado de mau colesterol e com relação direta ao risco cardiovascular. 
Outro problema é que o organismo excreta o excesso de colesterol pela bile, de forma que o excesso tem relação com estresse hepático e risco de doenças da vesícula biliar, como cálculos. 
A quantidade de proteínas diária também é preocupante...30 ovos...em média 390 g de proteínas...se pensarmos que ela ingere outras fontes proteicas (sem falar em whey protein, caseína, colágeno, etc)...haja função renal e hidratação para colocar esse nitrogênio todo para fora!
Poderia entrar na questão de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, cujo excesso é tóxico ao fígado e é abundante na gema do ovo: uma unidade de 50 g tem cerca de 75 mcg de vitamina A...x 30 = 2250 mcg.
O limite máximo diário é de 3000 mcg. O consumo de outros alimentos contendo essa vitamina facilmente excederá esse limite. 
Para não me estender, as pessoas precisam entender que o que um faz não é abono para que todos façam o mesmo!
Me lembrei de uma aula que lecionei no Conselho Regional de Educação Física há alguns anos:
Eu falava sobre o limite de 400 mg de cafeína/ dia, sob o risco de alterações na frequência cardíaca, etc.
Um aluno cheio de razão se levantou e disse que meus dados eram questionáveis, já que ele mesmo ingeria 400 mg duas vezes ao dia (800 mg/ dia) e se sentia bem.
Respondi que conheci o caso de um cidadão que levou 5 disparos de calibre 38 no tórax a curta distância e saiu andando para o hospital...
Vale a pena pagar para ver?
  
 
Compartilhe
FELIZ ANO NOVO!!
31/12/2024 | 12h28
Estamos no final de 2024, ano com várias notícias a serem comemoradas na área de saúde.
A "vacina" russa contra tumores, a descoberta de brechas nas defesas de bactérias super resistentes...
Infelizmente a velha conhecida dengue nos assola, com um número de óbitos inaceitável para um país com os recursos do Brasil.
Mas sigamos sem frente com fé, auto cuidado e as dicas clássicas:
_Alimentos com mais água (úmidos) se deterioram bem mais rápido.
_Bebidas destiladas desidratam com mais intensidade/velocidade que cerveja por exemplo, beba água de 30 em 30 minutos.
_Chá de boldo não é benéfico ao fígado.
_Beba chá mate e café de manhã, catequinas protetoras da função hepática.
_Siliamarina e alcachofra são bons amigos do fígado.
_Espinheira Santa, em chá ou cápsulas, é excelente para gastrites leves.
QUE A SAÚDE NÃO NOS TRAIA, A SORTE FAVOREÇA E AQUELAS PROMESSAS DE FIM DE ANO SEJAM CUMPRIDAS!
EXCELENTE 2025 PARA TODOS!!!!
   
Compartilhe
Sal e dermatite
01/12/2024 | 08h33
A dermatite atópica ou eczema atópico é uma doença de pele comum e com características hereditárias, mas influenciada fortemente por fatores ambientais e emocionais: excesso de calor, clima seco, estresse, etc.
Manifesta-se com machas vermelhas, coceira, irritação e lesões, sendo mais comum em pessoas alérgicas em geral.  
De acordo com um estudo recente de pesquisadores da Universidade da Califórnia, a doença é influenciada também pelo consumo de sódio.
_Foram examinadas amostras de urina de 215.832 adultos, entre 30 e 70 anos, durante 24 horas, e observou-se que cada grama a mais de sódio estava associado a um risco 11% maior do aparecimento da doença.
“A pesquisa mostra que o sódio é armazenado na pele, onde pode favorecer o processo de inflamação,  um importante gatilho para as crises de dermatite atópica”, afirma a dermatologista Paola Pomerantzeff, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Que o excesso de sal é extremamente danoso à saúde, todos sabemos e agora temos mais um bom motivo para evitar abusos. 
OBS: evitar buchas de banho, amaciantes de roupa, banhos frios, estresse (!) e manter uma boa hidratação são dicas importantes dos dermatologistas. 
Compartilhe
Extrato de Tomate
17/11/2024 | 09h28
Os radicais livres são sabidamente fonte de várias alterações em nossas células, muitas que podem resultar em tumores. 
O envelhecimento celular e, do organismo como um todo, é também diretamente associado aos radicais livres. 
Substâncias com ação antioxidante, ou seja, que combatem os radicais livres existem várias: vitamina A, vitamina E, resveratrol, vitamina C, catequinas, etc. 
Mas dentre elas, o licopeno tem ganhado destaque, principalmente na prevenção de certos tipos de tumores, como de próstata, mama e ovários, além de doenças oculares. 
O licopeno é um carotenóide presente no plasma humano e como principais fontes temos os tomates, melancia, goiaba vermelha, pimentão vermelho, etc.
A principal é o tomate e sabe-se que o aquecimento de sua polpa aumenta a biodisponibilidade do licopeno. 
Se analisarmos bem, o extrato de tomate pode ser encarado como um verdadeiro remédio profilático.
Sem conservantes e aditivos, conservado pela embalagem a quente e ausência de ar, é uma excelente fonte desse antioxidante.
Os artigos científicos mais recentes sobre o tema nos levam a seguinte conclusão:
vale a pena ingerir uma colher de sopa de extrato de tomate 4 a 5 vezes ao dia, como faríamos com um remédio.
Claro que o seu uso na culinária funcionaria da mesma forma...uma sopa de tomates...panquecas nadando em molho de tomates caseiro...
"_Faça do seu alimento o seu remédio." Hipócrates.
Compartilhe
Espinheira Santa contra gastrite
27/10/2024 | 06h19
A sabedoria popular das nossas avós já indicava a Espinheira Santa (Maytenus ilicifolia) para desordens estomacais há décadas e a ciência tem comprovado a sua eficácia. 
Tanto na forma de chá ou cápsulas (ou mesmo o pó) a M. icifolia é efetiva na redução da inflamação da mucosa gástrica e consequentemente nos sintomas de gastrites, como a pirose (queimação). 
As saponinas e flavonóides presentes no vegetal são os responsáveis pelos efeitos anti-inflamatórios e acredita-se, também apresentam importante efeito desintoxicante, uma vez que atuam nos radicais livres. 
O chá deve ser feito com água logo após o ponto de fervura: desliga-se o fogo e adiciona-se a planta. Tampe e aguarde 10 min.
O ideal é que se consuma uma xícara de chá entre as refeições, 3 x ao dia. E o chá pode ser guardado na geladeira de um dia para o outro, mas se possível deve ser feito diariamente para melhores efeitos.  
Pessoas com digestão lenta e outras condições devem consultar o seu médico antes do uso. 
As dosagens não devem ser extrapoladas, pois como qualquer substância, a diferença entre o remédio e o "veneno" é a dose. 
Compartilhe
Sobre o autor

Leonardo Gama

drleonardogama2014@gmail.com