Flávio Bolsonaro diz ter sido escolhido pelo pai para ser o candidato do PL à Presidência em 2026
05/12/2025 15:03 - Atualizado em 05/12/2025 17:09
O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o senador Flávio Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o senador Flávio Bolsonaro / Reprodução
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (5) ter sido escolhido pelo pai, Jair Bolsonaro, para ser o candidato do PL à Presidência da República em 2026.
"É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação", declarou Flávio em uma rede social.
Preso por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro está impedido de disputar as eleições após as condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A situação levou aliados de Bolsonaro a disputar, ao longo dos últimos meses, o capital político do ex-presidente. O nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, era um dos cotados.
Segundo aliados de Flávio, Jair Bolsonaro externou o desejo em conversas com o filho, que também foi escolhido para representá-lo politicamente durante a prisão. Flávio visitou o pai na última terça (2), na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
Terceiro filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também chegou a se colocar como pré-candidato ao Planalto, afirmou a aliados que apoia "100%" a candidatura do irmão à Presidência.
Procurado pelo g1, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, declarou que uma vez que Bolsonaro falou sobre sua escolha "está falado".
"Confirmado. Flávio me disse que o nosso capitão [Jair Bolsonaro] ratificou sua candidatura. Bolsonaro falou, está falado. Estamos juntos", disse Valdemar ao g1.
Como presidente do PL, Valdemar também divulgou uma nota.
"Informo que o senador Flávio Bolsonaro é o nome indicado por Jair Bolsonaro para representar o partido na disputa presidencial", diz o documento. "Seguiremos juntos, trabalhando com responsabilidade e compromisso com o Brasil", completa o comunicado.
Parlamentares próximos ao filho de Jair Bolsonaro afirmam que ele relatou ter recebido orientações do pai para ampliar sua projeção nacional, como a participação em eventos públicos e estratégias que contemplem ações estaduais.
A pré-candidatura de Flávio Bolsonaro ainda deve ser consolidada dentro do partido e em setores alinhados ao ex-presidente, segundo avaliação de membros do PL. A avaliação é de que, por ora, o senador ainda não é competitivo.
Um interlocutor da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou, por exemplo, desconhecer a definição em torno do nome de Flávio.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS