Após retomada do julgamento de Reis no STF, Fux pede vista no processo
Hevertton Luna 11/02/2026 17:30 - Atualizado em 11/02/2026 18:04
 Washington Reis, ex-deputado federal e ex-secretário de estado de Transportes
Washington Reis, ex-deputado federal e ex-secretário de estado de Transportes / Câmara dos Deputados
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, pediu vista no julgamento de Washington Reis (MDB), pré-candidato ao governo do Estado. O placar está 4x1 pela manutenção da condenação do ex-prefeito de Duque de Caxias. Pré-candidato ao governo do Estado, Reis depende deste julgamento para recuperar os direitos políticos.

O ex-prefeito de Duque de Caxias recorre de uma condenação por crime ambiental que aconteceu em 2016, devido à um loteamento irregular no município da Baixada Fluminense, que o deixou inelegível.

Flávio Dino, relator do caso, votou contra o recurso e foi acompanhado por Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes. A única divergência foi apresentada por André Mendonça. Ainda faltam votar Cármem Lúcia, Luiz Fux e Edson Fachin.

A análise do recurso de Washington Reis começou no ano passado e foi paralisada por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes quando placar estava 3 a 1 pela manutenção da condenação.

Em junho, Gilmar se manifestou pedindo ao relator que considerasse a possibilidade de converter a condenação em uma "reparação de dano ambiental", através de acordo de não persecução penal com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Caso a orientação seja seguida, o político da Baixada Fluminense pode reverter a perda dos direitos políticos e concorrer nas eleições de outubro.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS