Maestro Ethmar Filho - Jogado num vagão de gado
*Maestro Ethmar Filho 07/08/2025 16:11 - Atualizado em 07/08/2025 16:11


A carreira de Karel Ancerl estava se desenvolvendo de forma promissora, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, quando ele se tornou o maestro do popular Teatro Osvobozené de Praga. Mas a ocupação da Tchecoslováquia pela Alemanha de Hitler, assim como para a maioria das pessoas de origem judaica, trouxe grandes dificuldades para Ancerl. Ser demitido do cargo e ter seus bens familiares confiscados foi apenas o começo. Ele e sua família foram enviados para o gueto judeu em Terezín e depois deportados para Auschwitz em outubro de 1944. Ancerl sobreviveu, mas tragicamente sua esposa e filho pequeno não. Após a guerra, tornou-se diretor artístico da Filarmônica Tcheca, transformando-a em uma orquestra de classe mundial. Em 1968, aceitou a oferta para se tornar o regente principal da Orquestra Sinfônica de Toronto, cargo que manteve até que problemas de saúde e uma morte precoce encerraram repentinamente sua brilhante carreira em 1973. Ancerl era conhecido como um especialista e divulgador da música do século XX. Ele interpretou com entusiasmo obras de compositores como Stravinsky, Shostakovich, Schonberg, Bartók e Martinu em salas de concerto ao redor do mundo.

Karel nasceu em uma próspera família judia na vila de Tucapy, no sul da Boêmia , onde seu pai, Leopold, era um grande produtor de bebidas alcoólicas. Depois de se formar no ginásio em Praga (1918–1924), estudou composição e regência no Conservatório de Praga entre 1925 e 1929, juntamente com música de câmara, violino e percussão. Em 1931, participou como maestro assistente na estreia em Munique da Ópera de Um Quarto de Tom Mãe, de Alois Hába. Ancerl também estudou regência com Hermann Scherchen em Estrasburgo e com Václav Talich em Praga. Entre 1931 e 1933, regeu a orquestra do teatro de vanguarda Osvobozené Divadlo em Praga, onde trouxe uma melhoria notável aos padrões de execução. De 1933 a 1939, ele regeu a Orquestra da Rádio da Checoslováquia, mas sua carreira como maestro foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial.

Ancerl foi enviado com sua família para o campo de concentração de Theresienstadt (Terezín) em 12 de novembro de 1942. Lá, ele se tornou o líder da grande Orquestra de Cordas de Terezín e começou a organizar a vida cultural e musical no gueto. Sua última apresentação foi para o filme de propaganda Theresienstadt, dirigido, sob coerção do comandante do campo Karl Rahm, por Kurt Gerron para enganar a Cruz Vermelha. O filme mostrou Ancerl conduzindo uma obra de Pavel Haas em um pavilhão de madeira, com vasos de flores escondendo o fato de que muitos da orquestra estavam descalços. O filme também contou com a big band de Martin Roman, os Guetto Swingers. Assim que o filme terminou, Gerron, Ancerl, Haas, Roman e todos os que participaram do filme foram colocados em vagões de gado para o transporte final para Auschwitz em 15 de outubro de 1944. Ancerl conseguiu sobreviver a Auschwitz, mas sua esposa Valy e seu filho Jan (nascido em Terezín) foram assassinados nas câmaras de gás.

De 1946 a 1947, foi maestro da Ópera Estatal. Mais tarde, regeu a Orquestra Sinfônica da Rádio de Praga até ser nomeado diretor artístico da Filarmônica Tcheca por recomendação de David Oistrakh em 1950. Seus dezoito anos de mandato com esta orquestra são frequentemente considerados como seu melhor período, o que lhe trouxe muito reconhecimento internacional. Em 1950, juntou-se à loja maçônica Dílna lidskosti em Praga, que fazia parte da Grande Loja Nacional da Tchecoslováquia. Em agosto de 1968, após a invasão da Tchecoslováquia pelo Pacto de Varsóvia, decidiu emigrar para Toronto, Ontário, Canadá. Regeu seus dois últimos concertos com a Orquestra Filarmônica Tcheca no Festival da Primavera de Praga em 1969. Regeu a Orquestra Sinfônica de Toronto de 1968 até sua morte em 1973. Seu túmulo está localizado no cemitério de Vysehrad, em Praga.

O mais interessante é que, como maestro, Ancerl seguiu uma tradição reconhecidamente tcheca. Junto com Václav Talich, Karel Sejna, Václav Neumann e outros, ele ajudou a promover um som orquestral distintamente tcheco. E existem pessoas, até mesmo músicos famosos, que não acreditam nessa distinção de sonoridade associada à diferentes culturas. Agudeza rítmica, dinâmica vibrante e um som profundamente gravado eram marcas registradas de seu estilo de regência. Embora essas características fossem especialmente evidentes quando ele regia sua orquestra natal, a Filarmônica Tcheca, ele também persuadiu orquestras tão diversas quanto a Sinfônica de Toronto, a Sinfônica de Viena e a Orquestra Real do Concertgebouw a tocar com um som tcheco distinto.

Maestro Ethmar Filho – Mestre e Doutorando em Cognição e Linguagem pela UENF, regente de corais e de orquestras sinfônicas há 25 anos.

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