RPG, um mundo de jogos diferenciado que também tem o evangelismo
Pedro Henrique Figueiredo 20/08/2025 15:51 - Atualizado em 20/08/2025 15:50
Jogo de RPG
Jogo de RPG / Equipe Hablet Hotel
O dia do gamer é lembrado no dia 29 de agosto e não podemos deixar passar em branco esta data no mundo católico, onde também há o evangelismo através dos jogos. Os jogos de RPG são um dos mais, se não o mais popular do mundo gamer, e conta com muitos fãs espalhados pelo mundo. Esse tipo de jogo surgiu primeiro nos tabuleiros, em que as pessoas se reuniam em volta de uma mesa para jogarem em união, mas foi levado também para os games, ganhando novos formatos.

RPG significa “Role Playing Game”, ou seja, jogo de livre interpretação de papéis. O RPG é um dos jogos em que as pessoas interpretam seus personagens e criam narrativas que giram em torno de um enredo.

Para que se inicie um jogo de RPG, você deve primeiro escolher todas as características de seu personagem, como raça, classe, aparência e afins, e também atribuir-lhe algumas virtudes necessárias. É essencial que um personagem desse tipo de jogo seja forte, inteligente e hábil, a fim de superar possíveis obstáculos contidos na história em que ele está inserido.

Quando esses traços são definidos, o jogo é iniciado. Um exemplo desse jogo é o Habblet Hotel, onde em um “mundo católico” igrejas, personagens e até mesmo a hierarquia existem nesse RPG. Esses tipos de jogos permitem exercitar a criatividade de várias formas, e o mestre do jogo tem total autonomia para inserir elementos que tiverem sido criados por ele ao longo do jogo. No caso do Habblet Hotel e, trazendo para o Catolizando, a Igreja Católica no Habblet Hotel (SICAR), um apostolado virtual dentro de um jogo, a criatividade também funciona e até mesmo elementos como documentos são inseridos nesse jogo.

O sucesso alcançado pelos RPGs permitiu que sua criação ocorresse também na esfera digital. Assim, os fãs de RPG puderam sair da esfera real e conectar-se a jogos de computadores e videogame.

O primeiro jogo de RPG moderno, de mesa e comercializado ao público foi Dungeons & Dragons, de 1974. O game, criado pelos estudantes de história Gary Gygax e Dave Arneson, influencia muitas das regras e convenções dos RPGs atuais, como as mecânicas de classe, habilidades, raça, experiência, pontos de vida e experiência, etc.
Jogo de RPG
Jogo de RPG / Divulgação


Abel Mendes, 23 anos, de Portugal, conta um pouco de sua experiência com o apostolado virtual Habblet Hotel. Desde criança, ele sempre foi apegado à Igreja Católica e tinha vocação para o sacerdócio.

“Nunca pensei existir um projeto de evangelização online num jogo como este. Em 2012, eu era mais um desses adolescentes (tinha 11 anos) e eu ficava brincando no jogo. Aí conheci um Cardeal que me convidou a integrar o apostolado e eu adentrei”, disse Abel.

O apostolado virtual no Habblet surgiu no ano de 2010. Em 2011, migrou para outro jogo e, depois de um tempo, voltou para o Habblet Hotel.
Apostolado virtual do Habblet Hotel
Apostolado virtual do Habblet Hotel / Divulgação


“A Igreja no Habbo Hotel estava em interregno. E foi a partir daí que ela surgiu. No Habblet mesmo. Depois, em 2011, migrou para o Habb biz. Temos a nossa história no compêndio”, disse o Papa do apostolado virtual.

No campo eletrônico, os primeiros RPGs de computador apareceram no ano de 1975. Eles não eram feitos para computadores pessoais, mas sim para mainframes de universidades, computadores usados para processar dados em larga escala, e eram inspirador no Dungeons & Dragons de mesa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    pedroferraz0307@gmail.com