Festival Goitacá de Cinema também terá roteiro turístico em SJB e Quissamã
06/08/2025 08:36 - Atualizado em 06/08/2025 08:36
Rodrigo Silveira
Além de exibir mais de 60 filmes e reunir profissionais do audiovisual de diversas regiões do Brasil e do mundo, o I Festival Internacional Goitacá de Cinema, produzido pela Quiprocó Filmes e que acontecerá entre os dias 19 e 24 de agosto de 2025, em Campos, também convida o público a vivenciar o território. Como parte da programação, o festival realizará ações que unem Turismo e Audiovisual. As ações consistem em duas ativações turísticas, com o apoio da Embratur, patrocinadora oficial do evento, nas cidades vizinhas de Quissamã, famosa pelo Complexo do Quilombo Machadinha, e São João da Barra, com a Reserva Caruara.

Os convidados terão a oportunidade de conhecer de perto esss dois importantes patrimônios naturais e culturais do Norte Fluminense: a Reserva Caruara e o Quilombo Machadinha. A visita em cada uma das cidades contará com um grupo de 20 pessoas, com transporte em vans disponibilizadas pela organização do festival.
Divulgação Secom-Quissamã

“O Festival Internacional Goitacá de Cinema nasce mostrando como o audiovisual pode dialogar com o território e fortalecer o turismo de forma criativa e sustentável. Ao proporcionar aos convidados experiências como a visita ao Quilombo Machadinha e à Reserva Caruara, o festival revela a potência cultural do interior do Rio e promove um Brasil diverso, autêntico e cheio de histórias para contar”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A parceria com a autarquia federal também se desdobra na curadoria da Mostra Embratur, que integra a programação oficial do festival com a exibição de quatro filmes distribuídos entre as sessões “Brasil com S” e “Turismo Transforma”. As obras integram a “seleção oficial” do festival por seu potencial de revelar paisagens, culturas e modos de vida brasileiros fora do circuito turístico tradicional, reafirmando o papel do cinema como ferramenta de promoção territorial, afetiva e política.

A Embratur estará representada em diferentes frentes ao longo do festival. Na cerimônia de abertura do festival e do Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense contará com a presença de Fátima Pacheco, ex-prefeita de Quissamã e atual Coordenadora de Parcerias Regionais da instituição. No Cine Market Goitacá, um dos destaques será a mesa “Audiovisual Construindo Destinos: o papel de uma Film Commission na Região Norte e Noroeste Fluminense”, que vai discutir estratégias para ampliar o diálogo entre cinema, desenvolvimento e políticas públicas. O encerramento do evento, no dia 24 de agosto, contará com a participação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que também acompanhará a entrega dos prêmios e o lançamento da Carta Goitacá.

“O Festival Internacional Goitacá de Cinema nasce com a missão de fomentar o mercado do cinema e do audiovisual no interior fluminense, estimulando ao mesmo tempo que tenhamos novos olhares sobre a região Norte e Noroeste fluminense. Essas ativações turísticas revelam o nosso compromisso com essa região, que possui muitas riquezas naturais, diversidade cultural e que é estratégico para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro”, afirma Fernando Sousa, diretor geral do festival.

As ativações também reforçam o compromisso do Festival Goitacá com o tema "Preservar e formar para o futuro", valorizando a memória coletiva e o território como parte fundamental da experiência cinematográfica.

Ao todo, 65 filmes serão exibidos nos seis dias deste que é o primeiro festival de cinema internacional da cidade. A atriz Zezé Motta, nascida em Campos, será a grande homenageada do evento, tendo uma mostra com o seu nome dedicada a filmes que contemplem diversidade de raça e gênero. A programação completa, você confere em: incluir link de programação.

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial do Porto do Açu, Ferroport, Águas do Paraíba e Embratur. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). O Projeto conta com parceria institucional da Prefeitura de Campos e Secretária Municipal de Turismo, Prefeitura de São João da Barra e Sebrae. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Unimed Campos, Comfort Hotel, Trevo Limpeza, Petra Arquitetura e Rangel Azevedo Advocacia e Consultoria. O projeto tem parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria, Diretoria de Cultura da UENF, do Projeto Caminhos de Barro, do Centro de Ciências do Homem (CCH), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e Maple Bear. Parceria comercial da Acesso Total e Associação Comercial e Industrial Campos (ACIC). A Mídia Oficial é a Folha da Manhã e InterTV. E Parceria de Mídia do Canal Curta.
Com informações da assessoria 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS