Estreia da peça "Carukango" em audiovisual nesta quarta
Dora Paula Paes 20/08/2025 08:07 - Atualizado em 20/08/2025 08:07
Divulgação
O espetáculo “Carukango”, produzido pelo Núcleo de Experimentos Cênicos, chega ao audiovisual. Antes, cena circulou por mais de dez cidades e conquistou patamar de destaque na cultura fluminense. A estreia do novo formato de apresentação será nesta quarta-feira (20), às 16h, no Auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos, com entrada gratuita.
A montagem teatral teve papel fundamental na difusão da história de Carukango, líder negro quilombola da Serra de Macaé, que se tornou símbolo de resistência contra a escravidão. Agora, a proposta é ampliar o alcance dessa narrativa, preservando sua memória para as futuras gerações por meio da linguagem cinematográfica.
Fruto de Pesquisa - O documentário se apoia em uma pesquisa aprofundada sobre Carukango, integrando elementos que compõem a dramaturgia do espetáculo. A produção audiovisual traz ainda depoimentos do historiador Marcelo Abreu, do Dr. Babalorixá Gustavo Melo Cerqueira, Darling Mendonça, Marcelo Rodrigues (Pretto Poeta), Peterson Feroli e Yuri Negreiros, reforçando a importância da preservação das histórias de figuras negras que sofreram apagamento histórico e conta com intérprete de Libras.
Dirigido por Yuri Negreiros, com assistência de direção de Luisa Pasquali, o documentário tem roteiro assinado por Peterson Feroli e Yuri Negreiros, produção executiva de Peterson Feroli, direção de fotografia e edição de Thomas Lorran.
O projeto é patrocinado pelo Edital 1 – Produção Audiovisual | Lei Paulo Gustavo, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
Com informações de assessoria 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS