Abertura do I Festival Internacional Goitacá de Cinema tem a presença de Zezé Motta
19/08/2025 22:52 - Atualizado em 19/08/2025 23:33
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema teve início nesta terça-feira (19), no Centro de Convenções da Uenf. O evento destaca a importância da formação e da projeção internacional do cinema e do audiovisual brasileiro. A atriz Zezé Motta, nascida em Campos, esteve na abertura do Festival e foi a grande homenageada da noite. O evento cultural acontece até o dia 24 de agosto.
Uma mostra especial com seu nome foi dedicada a filmes que abordam a diversidade de raça e gênero. Durante o evento, foi exibido o filme "Deixa", de Mariana Jasper, que conta com a participação da atriz.
O idealizador e diretor-geral do evento, Fernando Sousa, ressalta que o festival nasce como parte de um movimento maior: “O festival é parte de uma estratégia que eu espero que, dentre os resultados, um deles seja a criação da Escola Brasileira de Cinema e Audiovisual. Então, a gente cria esse festival como parte desse movimento para pautar um novo projeto de criação dessa escola”.
Em paralelo a programação do festival, está acontecendo o Seminário de Cinema do Norte e Noroeste Fluminense, com o apoio da FAPERJ e da CAPES, que contará com nove mesas de debates com a participação de pesquisadores, agentes do mercado e representantes do poder público. O Programa de Formação, que está sendo promovido pelo festival em parceria com a Diretoria de Cultura e a Escola de Extensão da UENF, oferecerá mais de 150 vagas aos interessados em 9 oficinas gratuitas selecionadas entre 72 propostas recebidas de diversas partes do Brasil.
Também durante o evento, acontece o Cine Market Goitacá, espaço dedicado a negócios, networking e articulações institucionais, com mesas voltadas a temas como políticas públicas, sustentabilidade no audiovisual, coproduções e fomento regional.
Fotos: Rodrigo Silveira 
Veja vídeo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS