Após abertura com Zezé Motta, Festival Goitacá segue com grande programação
O I Festival Internacional de Cinema Goitacá foi aberto na noite de terça-feira (19), no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, e deixou um gostinho de quero mais. A programação segue até domingo (24), agora, com uma série de filmes — 65 no total — nas cinco mostras, inclusive, as competitivas. Voltando à abertura, o festival abriu portas para a arte: banda Lyra de Apollo, Cortejo do Boi, passando pela batalha de rimas. A noite foi coroada com a homenagem à atriz campista Zezé Motta, com título de doutora Honoris Causa concedido pela Uenf.
A honraria, aprovada pelo Conselho Universitário da Uenf, no ano passado, reconhece a trajetória de Zezé Motta, que se destaca não só pela sua expressividade artística, mas sobremaneira por seu papel na luta pela valorização da cultura afro-brasileira.
Nesta quarta-feira (20), o festival segue com uma programação intensa que inclui mostras de curtas-metragens e debates, que começou a partir das 9h. No início da noite, o destaque fica por conta da sessão “Curta Campos na Escola”, iniciativa que dá voz a jovens realizadores da rede pública municipal de ensino, em celebração aos 190 anos de emancipação da cidade.
Na quinta-feira (21), a programação ganha caráter internacional com a Mostra Competitiva de Longas-Metragens, trazendo filmes de diferentes países e olhares plurais sobre o mundo contemporâneo. Entre os destaques, estão produções que abordam questões ambientais, direitos humanos e narrativas identitárias.
O dia também conta com mesas do Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, aproximando pesquisadores, estudantes e profissionais do setor em um ambiente de formação e troca de experiências. À noite, o público confere novas sessões da Mostra Embratur, que apresenta documentários sobre a diversidade cultural e natural do Brasil, reafirmando a potência do país como cenário para o audiovisual.
Toda programação do evento, com filmes e horários, pode ser conferida no Instagram @festivalgoitaca.
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial do Porto do Açu, Ferroport, Águas do Paraíba e Embratur. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). O Projeto conta com parceria institucional da Prefeitura de Campos e Secretária Municipal de Turismo, Prefeitura de São João da Barra. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Unimed Campos, Comfort Hotel, Trevo Limpeza, Petra Arquitetura e Rangel Azevedo Advocacia e Consultoria. O projeto tem parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria, Diretoria de Cultura da UENF, do Projeto Caminhos de Barro, do Centro de Ciências do Homem (CCH), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e Maple Bear. Parceria comercial da Acesso Total e Associação Comercial e Industrial Campos (ACIC). A Mídia Oficial é a Folha da Manhã e InterTV. E Parceria de Mídia do Canal Curta.