Imersão Cultural celebra um ano da Casa de Cultura Bruno Black
Dora Paula Paes 30/08/2025 10:12 - Atualizado em 30/08/2025 10:12
Casa de Cultura Bruno Black na Tapera 3
Casa de Cultura Bruno Black na Tapera 3 / Divulgação
A Casa de Cultura Bruno Black, na Tapera 3, completa um ano de atividade neste sábado (30), com uma Imersão Cultural. Oprojeto pensado e executado pela escritora e gestora cultural, Cris Lemos, é um divisor de águas e reforça o pensamento do momento que “a periferia vence”. Em 12 meses, otrabalho cresceu eganhou visibilidade, atraindo perceiros como a ONG Superar, que trouxe para a Casa o projeto Juventude Criativa, com oferta de cursos qualificantes para jovens e adolescentes da comunidade, em Campos.
- Tínhamos um sonho em comum, todos nós que iniciamos esse projeto que é a Casa de Cultura Bruno Black, que era ocupar às crianças que estavam nas ruas, e ofertar um local de acolhimento e aprendizagem. Recentemente recebemos a proposta de implantarmos o curso de inglês com o módulo 1 e em menos de 24h todas as vagas foram preenchidas, então sim, esses primeiros 12 meses superaram nossas expectativas. Apesar dos desafios estruturais, a Casa oferta oficinas de arte e contação de história, além de letramento para o total de 40 crianças - disse Cris.
Da parceria com a ONG Superar, os cursos de qualificação já atendem 50 jovens e adolescentes.
Para celebrar esse primeiro ano, CrisLemos estará realizandouma Imersão Cultural, neste sábado.O evento reúne diferentes expressões artísticas e culturais, convidando a comunidade a não apenas assistir, mas também ser protagonista desse fazer com a presença de escritores, jornalistas e fazedores de cultura.
Homenagem - A Casa recebeu o nome do renomado poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social e ativista sociocultural Bruno Black, que é o padrinho da Casa de Cultura e, inclusive, esteve em Campos na inauguração, no ano passado. Com trabalho nas periferias do Rio de Janeiro, Bruno se tornou exemplo para Cris Lemos, que também é escritora.
Sobre Bruno Black, ele é considerado um dos artistas mais produtivos dos últimos 10 anos na cena carioca e no Brasil. Uma de suas obras literárias, “Tarja Preta” fala sobre saúde mental, se tornou um best seller. Ele também atuou comoapresentador dos Programas “Xexelento da Peri” e “Tô Com Bruno Black”. (D.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS