Municípios que compõem a região da Costa Doce debatem vocação turística
30/07/2025 22:27 - Atualizado em 30/07/2025 22:27
Reunião debate turismo da Costa Doce
Reunião debate turismo da Costa Doce / Divulgação - Prefeitura de SFI
Secretários de Turismo dos municípios que compõem a Região Turística Costa Doce participaram de uma reunião na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana, nesta quarta-feira (30), promovida pela Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) do Sebrae, em parceria com a Costa Doce Convention & Visitors Bureau (CDC&VB). O objetivo do encontro foi desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento regional. O município foi o primeiro a contar com a reunião técnica itinerante, que será realizada em outras cidades do Norte Fluminense.
De acordo com o coordenador regional do Sebrae no Norte Fluminense, Guilherme Reche, a reunião técnica busca fomentar a integração e união dos municípios participantes da Costa Doce para formalizar a Instância de Governança Regional (IGR). “É um passo muito importante para o fomento ao desenvolvimento do turismo de maneira sólida, estratégica e sustentável”, disse Reche.
Os municípios que compõem a Região Turística Costa Doce são São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Cardoso Moreira. Costa Doce é a denominação dada pela indústria do turismo à região norte do Estado de Rio de Janeiro. É uma das 11 regiões turísticas oficiais do Estado do Rio.
Durante o evento, o consultor da Condetur Costa do Sol e integrante do grupo Líder, Marcos Navega, e o consultor especialista do Sebrae Jarbas Modesto falaram sobre o potencial turístico da região. Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto, o fato de São Francisco ser pioneiro nas reuniões itinerantes demonstra a força do município.
— Somos um município com muita força turística, pois contamos com praias e lagoas belíssimas e, ainda, o turismo histórico com dois quilombos, de Deserto Feliz e Barrinha, considerados patrimônio cultural e imaterial, além do assentamento Tipity, que é um dos maiores da região. Temos muitas histórias para contar, para serem visitadas e contempladas pelos turistas — disse o secretário.
 
Fonte: Assessoria 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS