Gabriel Torres
03/09/2025 16:19 - Atualizado em 03/09/2025 16:19
Yara Cinthia, prefeita de São Francisco de Itabapoana
/
Foto: Rodrigo Silveira
A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia (Solidariedade), completou na última semana oito meses de governo. Em entrevista à Folha nesta quarta-feira (3), ela comentou avanços de sua gestão na agricultura e a expectativa para a 40ª ExpoAgro de SFI, que acontece na próxima semana, entre os dias 11 e 14 de setembro.
Na agricultura, Yara destaca as parcerias que a Prefeitura tem alcançado. Uma delas é a conquista de certificados necessários à exportação de alguns produtos, como a farinha e o abacaxi produzidos em SFI.
“Na agricultura a gente está fazendo grandes parcerias. Porque o nosso agronegócio é muito forte. Estamos fazendo parcerias com a Pesagro (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado), com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado), com o próprio Governo Federal. Estamos batalhando, já estamos praticamente com o selo para a farinha e o abacaxi. É um selo importantíssimo que nós estamos conquistando”, disse a prefeita.
Segundo a Yara Cinthia, um dos objetivos é alcançar a marca de 100% de agricultura familiar nas escolas municipais.
“Eu quero chegar a 100% da agricultura familiar nas escolas. Esse ano acho o máximo que nós conseguimos até agora foi menos de 50%. Acho que esse ano a gente consegue alcançar mais de 60%. Vamos ver se esse ano que vem a gente consegue colocar 100% da nossa agricultura, porque nós temos muitos produtos bons lá”, projetou.
Na próxima semana, entre os dias 11 e 14 de setembro, São Francisco vai realizer sua 40ª Exposição Agropecuária. A expectativa é que uma multidão vá assistir o show da cantora Simone Mendes, e também de Aline Barros, apresentação que vai marcar o retorno do show gospel no evento. Na âmbito municipal, Yara destaca também as festas tradicionais.
“A gente conseguiu fazer uma festa do padroeiro, levar um verão tranquilo, mas que levou muita gente para o nosso litoral. Depois disso a gente tem conseguido manter eventos turísticos, movimentar também a nossa economia. Conseguimos movimentar muito a economia”, falou Yara Cinthia, que destacou a Festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores, em Gargaú, realizada no final de junho.