Maestro Ethmar Filho - Preso nos EUA
*Maestro Ethmar Filho 17/04/2025 17:43 - Atualizado em 17/04/2025 17:43
Maestro Ethmar Filho*

O grande Maestro Karl Muck nasceu em Darmstadt , que era então a capital do Grão-Ducado de Hesse , na Alemanha moderna. O pai de Muck, um alto funcionário da corte e músico amador, mudou-se com a família para a Suíça em 1867 e adquiriu a cidadania suíça. Karl Muck adquiriu a cidadania suíça quando tinha 21 anos. Muck estudou piano quando criança e fez sua primeira aparição pública aos 11 anos, quando deu um solo de piano em um recital de música de câmara. Ele também tocou violino em uma orquestra sinfônica local quando menino. Ele se formou no ginásio de Würzburg e entrou na Universidade de Heidelberg aos 16 anos. Em maio de 1878, ele entrou na Universidade de Leipzig , onde se formou como Doutor em Filosofia em 1880. Enquanto estava lá, estudou música no Conservatório de Leipzig . Ele fez sua estreia formal como pianista de concerto em 19 de fevereiro de 1880, no Gewandhaus de Leipzig, no Concerto para Piano nº 1 em si bemol menor de Xaver Scharwenka, sob regência de Arthur Nikisch. Ele começou sua carreira de maestro em cidades provinciais relativamente menores, começando em 1880 como Segundo Maestro em Zurique, mudando-se para Salzburgo em outubro de 1881 como Maestro Principal, onde atuou até abril de 1882. Casou-se com Anita Portugall, de 21 anos, em 3 de fevereiro de 1887. Os solistas elogiaram seu trabalho com eles. Artur Schnabel chamou Muck de: "um grande mestre, cuja confiabilidade, maturidade e dedicação altruísta não são igualadas por nenhum artista vivo". Paderewski o chamou de "um acompanhador ideal". Em termos físicos, seu estilo de regência exigia movimento mínimo, apenas pequenos gestos com a ponta de sua batuta. Em áreas de interpretação, ele foi um dos primeiros modernistas. Embora velho o suficiente para fazer parte de uma geração conhecida por tomar liberdades com a partitura e se entregar a tempos flexíveis, ele era, em contraste, disciplinado e direto, menos preocupado em colocar sua marca pessoal em uma partitura do que em demonstrar fidelidade à partitura e ceder um certo anonimato interpretativo. Em contraste com seu estilo de regência, os músicos de orquestra o achavam impaciente, explosivo, nervoso e impulsivo. Ele não mostrava nenhum lado casual ou relaxado de si mesmo em concertos, em vez disso, "ele dominava a orquestra, o público e a ocasião". Após a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial , na primavera de 1917, Muck se ofereceu para renunciar ao cargo de diretor musical da BSO. Ele previu que suas simpatias naturais pela Alemanha, onde nasceu e passou a maior parte de sua carreira, apesar de sua cidadania suíça, poderiam ofendê-lo. Henry Lee Higginson , fundador e financiador da orquestra, recusou e, em vez disso, assinou com Muck outro contrato de cinco anos. Muck foi preso em 25 de março de 1918, pouco antes da meia-noite e, portanto, as apresentações da BSO da Paixão por São Mateus de Bach em 26 de março e 2 de abril, que Muck vinha preparando há meses, tiveram que ser conduzidas por Ernst Schmidt. Funcionários do governo eram livres para ignorar o fato de que ele era um cidadão da Suíça neutra e portador de um passaporte suíço, uma vez que a lei sancionava a prisão daqueles nascidos em qualquer um dos estados alemães antes da fundação do Império Alemão em 1871 , sem respeito à cidadania. A polícia de Boston e agentes federais também revistaram a casa de Muck em 50 Fenway e removeram documentos pessoais e partituras. Eles suspeitaram que as marcações do maestro na partitura da Paixão por São Mateus eram mensagens codificadas provando que Muck era um espião alemão. Em 21 de agosto de 1919, um agente do Departamento de Justiça dos EUA colocou Muck e sua esposa a bordo de um navio com destino a Copenhague . Antes de zarpar do porto de Nova York , Muck disse aos repórteres: "Não sou alemão, embora dissessem que sim. Eu me considerava americano". Ele admitiu, no entanto, ter "sentimentos amargos" em relação a certos jornais americanos pelo tratamento tendencioso e impreciso que lhe deram. Ele também expressou dúvidas de que a BSO, que se encontrava em um lamentável estado de organização, algum dia se recuperaria após a internação semelhante de 29 de seus melhores músicos. Muck retornou a uma Alemanha diferente. A morte de sua amada esposa Anita em 14 de abril de 1921 o deixou "infinitamente solitário". Sua última aparição digna de nota ocorreu em fevereiro de 1933, em um concerto que marcou o 50º aniversário da morte de Wagner, realizado em Leipzig e com Adolf Hitler entre os presentes. Seu último concerto foi em 19 de maio de 1933, com a Filarmônica de Hamburgo. Em outubro de 1939, Muck "em seu 80º aniversário em Berlim recebeu de Adolf Hitler a Placa da Águia Alemã " com a inscrição dem grossen dirigenten, ao grande maestro. Parcialmente paralisado por envenenamento por nicotina e imerso na filosofia oriental, ele raramente saiu de casa durante os últimos três anos de sua vida. Muck morreu em Stuttgart , Alemanha , em 3 de março de 1940, aos 80 anos. Ao receber a notícia de sua morte, a BSO interrompeu um ensaio para prestar uma homenagem silenciosa à sua memória.

*Mestre e Doutorando em Cognição e Linguagem pela UENF, regente de corais e de orquestras sinfônicas há 25 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS