A quaresma de São Miguel Arcanjo é uma das penitências mais poderosas que afasta forças malignas
Pedro Henrique Figueiredo 18/08/2025 13:18 - Atualizado em 18/08/2025 13:18
São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo / Canção Nova
Nessa sexta-feira (15) iniciou a quaresma de São Miguel Arcanjo. Durante 40 dias, os cristãos católicos são convidados a um período de oração e jejum, preparando os católicos para a grande celebração dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.
Essa devoção, que tem como figura central São Miguel, possui profundas raízes na história, ela foi iniciada por São Francisco de Assis. O pobre de Assis tinha o costume de se preparar para as grandes festas litúrgicas, como a de São Pedro, da Imaculada Conceição e da Assunção de Nossa Senhora, com um período de 40 dias de penitência e oração.
São Francisco via nesta prática uma forma de se purificar e honrar a Deus, assim como os anjos o fazem por toda a eternidade. Ele entendia que, como seres humanos, com nossas falhas e defeitos, precisamos nos preparar para amar a Deus, glorificando a Ele por intermédio dos santos anjos. Para São Francisco, era um ensaio para a glória do céu e que um dia ele estaria com os anjos louvando ao Senhor. Foi durante uma dessas quaresmas que, segundo a tradição, ele recebeu as sagradas chagas, assemelhando-se ao próprio Cristo.
Para se preparar para a quaresma de São Miguel Arcanjo é necessário: acender uma vela abençoada diante de uma imagem ou estampa de São Miguel Arcanjo, oferecer uma penitência durante os 40 dias, fazer o sinal da cruz, rezar as orações de São Miguel todos os dias.
Livraria N. Sra. das Graças
Livraria N. Sra. das Graças / Pedro Henrique Figueiredo
A proprietária da livraria Nossa Senhora das Graças, no centro de Campos dos Goytacazes, situada na rua João Pessoa, comentou sobre a quaresma de São Miguel Arcanjo.
“A importância da quaresma de São Miguel é levar ao cristão católico a ter 40 dias de oração, penitência e busca espiritual. E, tem como objetivo fortalecer a fé. A livraria se preparou na aquisição de crucifixos, velas, imagens e livros da quaresma, para que nossos irmãos tenham um momento de oração com São Miguel”, comentou a proprietária.
A quaresma vai até o dia 29 de setembro. São 40 dias de oração, penitência e sacrifício. Um momento considerado forte no âmbito espiritual para àqueles que decidem fazer.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    pedroferraz0307@gmail.com