
As comemorações prosseguem até o dia 16 de setembro, dia do padroeiro. Para marcar a data, toda a comunidade se uniu para montar uma estrutura para acolher bem os fiéis peregrinos e paroquianos. Em conjunto com o empresariado local e a comunidade, serão montados palco, iluminação, som e barracas para atender bem a comunidade, com um espaço voltado como praça de alimentação. Na programação todos os dias são celebradas Missas com a participação de vários sacerdotes como Pe. João Carlos, Pe. Alcemar, Pe. Antônio Marcello, Pe. Dênison Martins, Pe. Renan Valentim, Pe. Marco Antônio e o Pe. José Geraldo. Para o entretenimento, shows com o Ministério Novo Dom, grupo Samba do Céu e a cantora Faby.
Na baixada campista, embora a atual construção da Igreja Matriz tenha 152 anos de construção, a devoção foi registrada em anos anteriores. A paróquia foi tombada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Campos em 2012, e pode ser considerada uma das primeiras construções da Vila de São Salvador. A antiga construção foi elevada a capela curada, em 1722. Mas somente no século XIX é que a construção ganhou volume e forma de estilo neoclássico. A capela curada era um título oficial dado pela Igreja a uma capela ou vila com determinada importância econômica e populacional, assegurando-lhe um responsável permanente, o "cura", e equiparando-a em função a uma paróquia.

História - A Igreja de São Gonçalo deu nome à freguesia que antecedeu a criação do distrito de Goitacazes. No ano de 1983, Goitacazes deixou de ser distrito e passou a ser subdistrito do Centro de Campos. A Igreja Matriz de São Gonçalo existe desde 1863, porém a precede, sendo datada de 1763. Por causa da idade e estrutura, esse é sem dúvidas um dos mais importantes templos do Circuito Religioso. A Paróquia de São Gonçalo foi fundada em 11 de setembro de 1763. O primeiro vigário foi o Padre Francisco Rodrigues de Aguiar. A freguesia de São Gonçalo concentrava nesta época o maior número de engenhos do município de Campos. “As freguesias são partes constantes do território da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, e a Freguesia de São Gonçalo tem seu destaque na história campista pelos relatos da ocupação indígena e também pela concentração de engenhos e posteriores usinas de beneficiamento de cana-de-açúcar sendo a principal atividade econômica estabelecida no Brasil colonial entre os séculos XVIII e XIX”, informou a paroquiana e historiadora Larissa Manhães.
O nome da Igreja São Gonçalo aparece em registros anteriores à data de fundação que consta na placa de mármore no frontão da igreja. “Buscando mais profundamente em documentos do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, foi localizado um registro que cita a Igreja no ano de 1720. Recentemente, em pesquisas nos processos de testamento, foi localizado o mais antigo registro que cita a paróquia. É um recibo pela importação de um funeral emitido pelo vigário Amaro da Silva Carneiro, no testamento da falecida Dionizia D’Almeida. Longe de ser um relato conclusivo, há que se destacar tamanha a antiguidade e importância da Igreja de São Gonçalo desde o período da colonização brasileira”, disse ela.
PROGRAMAÇÃO
07/09 (domingo): Hasteamento do Mastro de São Gonçalo (após a Missa das 19h) [Banda Lira Musical Senhora Santana]
De 12 a 14/09 (Quermesse)
14h - Show de prêmios
19h - Santa Missa
20h30 - Teatro sobre a vida de São Gonçalo com o Grupo Teatral Mariana Trindade
16/09 (terça-feira) DIA DE SÃO GONÇALO
05h - Alvorada com a Lira Musical Senhora Santana
07h - Santa Missa
15h - Santa Missa
19h - Procissão com a Lira Musical Senhora Santana e Santa Missa Solene