Edmundo Siqueira
22/10/2025 20:50 - Atualizado em 22/10/2025 21:03
Reprodução Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 22/10/2025.
O tão aguardado passo para viabilizar a 6ª edição do Festival Doces Palavras (FDP!) foi dado: o projeto submetido junto ao estado teve sua aprovação concluída nesta quarta-feira (22). O evento receberá, pela aprovação do projeto, 210 mil reais. A previsão de datas segue a mesma, devendo o FDP! ocorrer de 5 a 9 de novembro, no Palácio da Cultura (veja matéria da Folha aqui).
Após meses de incertezas sobre verba e estrutura, os organizadores da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e a sociedade civil têm o sinal verde estadual para viabilizar os recursos através da lei de incentivo, onde uma empresa pode direcionar parte do que paga em impostos para a iniciativa.
A aprovação do projeto é um passo importante e um alívio para organizadores e para toda a cena cultural da cidade.
Incertezas de antes, prazo apertado de agora
O FDP! já vinha com data confirmada: de 5 a 9 de novembro, conforme anúncio da Fundação. Em edições anteriores, o festival enfrentou atrasos e obstáculos logísticos – inclusive originalmente programado para final de setembro, mas remarcado para novembro.
Agora, com o aval do estado, abre-se o caminho para que a curadoria, autores, oficinas, debates e shows façam parte novamente deste importante momento de literatura, cultura e identidade campista.
O que parece ser o desafio agora é o tempo. Com a aprovação do projeto, os próximos passos precisam ser dados para que o recursos seja disponibilizado, e aplicado na execução do festival. Com apenas nove dias úteis pela frente, será preciso agilidade organizacional e vencer burocracias.
Um ponto positivo é que o FDP! já estava em andamento, tendo a FCJOL publicando edital essenciais para que o festival aconteça e já abrindo as inscrições para autores e escritores lançarem suas obras.
O edital, publicado na terça-feira (14), busca selecionar universitários voluntários para atuarem na organização do FDP 2025, com o credenciamento de 10 estudantes para as ações de apoio e produção do festival. Para escritores, as inscrições encerram-se hoje (22), e tem como proposta “valorizar a produção literária local, promover o encontro entre autores e leitores e estimular o acesso à leitura em diferentes faixas etárias”.
Tendo em vista que o interior fluminense historicamente lida com obstáculos de captação, execução e visibilidade para eventos culturais, a aprovação do projeto representa ao menos um avanço simbólico e prático. Ainda assim, a liberação dos recursos e concretização do evento dependem agora da boa articulação dos parceiros, da Prefeitura, do estado e dos patrocinadores interessados.
Fica o compromisso de que a programação seja divulgada em breve, bem como os nomes dos convidados, debates, oficinas e shows, com a certeza de que o calendário local terá novamente este momento literário-cultural mergulhado na identidade campista.
Com o aval estadual, a 6.ª edição do Festival Doces Palavras está pronta para sair do papel — o que motiva não apenas a FCJOL e a Prefeitura, mas toda a comunidade literária, artística e cidadã de Campos. Resta agora que a pauta administrativa e organizacional seja bem cumprida para que o festival reafirme seu lugar no calendário cultural da região, sem que o silêncio volte a dominar no lugar das “palavras doces”.
Veja publicação da prefeitura de Campos sobre credenciamento de estudantes aqui.
Veja publicação da prefeitura de Campos sobre inscrições de autores aqui.