Justa homenagem à memória do médico Sadi Bogado
Saulo Pessanha 22/11/2025 11:00 - Atualizado em 22/11/2025 11:00
O Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que presta serviços clínico, cirúrgico e laboratorial a diferentes espécies de animais, chama-se Sadi Coube Bogado.

Uma justa homenagem à memória do médico anestesista que faleceu no dia 13 de dezembro de 2012, exatos 44 anos depois da cassação do seu mandato de deputado federal e sete dias após a devolução simbólica do mandato.

Sadi Bogado, como deputado federal, teve um papel crucial na regulamentação da profissão de médico veterinário no Brasil através da Lei nº 5.517, sancionada em 1968.

Cassado pela ditadura militar na vigência do Ato Institucional nº5, Sadi Bogado sempre dizia que a política é a arte do bem comum.
Com os direitos políticos recuperados, Sadi candidatou-se à Constituinte em 1986. Foi bem votado, mas não se elegeu. Em 1988, integrou uma chapa liderada por Jorge Renato Pereira Pinto na eleição para a Prefeitura, disputa ganha por Anthony Garotinho.

No dia 6 de dezembro de 2012, foi devolvido simbolicamente o mandato de deputado federal a Sadi Bogado, bem como os dos campistas Adão Pereira Nunes e Antônio Carlos Pereira Pinto.
A designação do nome de Sadi Bogado ao hospital veterinário da UENF ocorreu em agosto de 2024, quando, no dia 30 daquele mês, foi realizado um evento na universidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Saulo Pessanha

    saulopessanha@fmanha.com.br