Show 'Tom de Elis', um mergulho na vida e na obra
Dora Paula Paes 17/05/2025 08:51 - Atualizado em 17/05/2025 08:51
Divulgação
Tom Jobim e Elis Regina. Eles são ícones da Música Popular Brasileira (MPB) sem nenhuma dúvida. A partir do repertório dos dois artistas, um grupo de músicos de Campos está preparando um grande encontro. Ao todo são sete artistas locais, capitaneados pelos cantores França Motta e Alba Valéria que estão à frente do projeto, que faz uma narrativa da vida e passeia pelas canções que marcaram a carreira dessas duas celebridades. Tom e Elis foram responsáveis por levar a musicalidade brasileira ao patamar de internacional. O show “Tom de Elis” será apresentado na próxima quinta-feira, dia 22, a partir das 20h, na Casa de Cultura Villa Maria, em Campos. A entrada é franca.
Na composição do grupo campista, os cantores Alba Valéria e França Motta vão emprestar suas vozes para encantar o público com as melhores de Tom e Elis. Eles estarão acompanhados de Márcio Leal, nos teclados; Marcelo Silva, no baixo; Renato Arpoador, na bateria e percussão, e do maestro Ethmar Filho, na flauta. Através da lei estadual Paulo Gustavo de incentivo à cultura, no estado do Rio. O cantor França Motta já adianta que o evento está sendo produzido com muita carinho e é voltado para todos que gostam de boa música para um público que já os acompanha há 30 anos.
— São quatro produtores musicais acompanhando dois cantores renomados em Campos, que têm muita qualidade vocal e muita estrada; Tom e Elis merecem um trabalho sofisticado — adianta o maestro Ethmar Filho sobre a apresentação. - Muito bem arranjado e bem ensaiado, o show deve agradar bastante pela qualidade dos músicos e do repertório.
O repertório é inspirado nas canções de Tom Jobim e Elis e, também, Elis cantando músicas de Tom. “Vamos enfatizar o trabalho conjunto dos dois com músicas conhecidas e eternizadas na parte autoral de Tom e da intérprete, a pimentinha, Elis Regina, que deixaram legado maravilhoso para a MPB. Será uma noite em que faremos uma viagem de momentos marcantes e esse encontro deles. Estamos com uma banda bem completa de músicos de Campos que a gente sabe que vai contribuir muito com esse espetáculo”, disse Alba Valéria.
Para o percussionista, Renato Arpoador, o convite para estar ao lado de músicos queridos e de artistas que ele acompanha, também é motivo de orgulho. “Principalmente, apresentando sucessos de artistas imortalizados como Tom e Elis”, salienta.
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim foi maestro, músico, cantor, pianista e compositor. O artista sempre gostava de enaltecer nas canções o Brasil e sua cidade natal, o Rio de Janeiro, principalmente. “Garota de Ipanema” e “Águas de Março” estão entre as suas canções mais conhecidas. Jobim é um dos artistas brasileiros que teve maior projeção no exterior. Aos 67 anos, em 1994, a voz de Tom se calou, mas seu legado musical, não. Pelo contrário, segue intacto pelos amantes da MPB.
Quanto a Elis Regina, uma grande estrela . Até hoje, Elis é considerada uma das maiores vozes da MPB e da música mundial. Nos palcos, ela não se limitou a apenas um gênero musical. Cantou e encantou seu público.
Além da MPB, Elis Regina passou pela bossa nova, samba, rock e jazz. Interpretando canções como “Madalena”, “Águas de Março”, “Atrás da Porta”, “Como Nossos Pais”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Querellas do Brasil”, registrou com voz momentos de felicidade, amor, tristeza e patriotismo. Comparada a cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday, o Brasil ficou órfão da sua presença nos palcos em 1982, com sua morte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS