Dora Paula Paes
12/07/2025 08:36 - Atualizado em 12/07/2025 08:36
Rodrigo Silveira
Campos tem um rico e inquestionável potencial turístico - destaque para o turismo de negócio, esportivo e rural - e ano passado ganhou a Secretaria Municipal de Turismo. A data de implantação da pasta foi comemorada, na quinta-feira (10), em sua sede, no Cais da Lapa, um dos pontos turísticos da cidade que foi revitalizado, com o pôr do sol espetacular, e é um verdadeiro sucesso com sua programação artística e cultural.
Na noite de celebração da pasta, a primeira-dama Tassiana Oliveira representou o prefeito Wladimir Garotinho, que estava em Brasília, no qual a secretária Patrícia Cordeiro recebeu, junto com o subsecretário, Edvar Júnior, representantes de vários setores para festejar.
Rodrigo Silveira
Hoje, os pontos positivos da pasta são com ações de revitalização da área central, com eventos que movimentam o Cais da Lapa, além dos principais roteiros dentro do potencial turístico rural, esportivo e religioso. A Secretaria de Turismo também tem incentivado o setor gastronômico da cidade com vários festivais, como o Comida di Buteco, Festival de Verão e o Festival de Inverno.
A solenidade também teve seu momento ecumênico, com a presença do bispo Dom Roberto Ferrería Paz, o vereador e pastor Marcos Elias e Jorginho de Ogum, que representou as religiões de matrizes africanas.
A primeira-dama parabenizou e destacou as conquistas ao longo deste primeiro ano. “Valorizar a nossa cidade não é só ver a cidade e sim contar a sua história”, ressaltou ela, ao falar do subsecretário Edvar Chagas. Quanto à gestão de Patrícia, pontuou: - Também quero parabenizar nossa secretária Patrícia Cordeiro, por estar à frente desta secretaria, uma secretaria tão sonhada. Wladimir sempre acreditou e deu a oportunidade para que ela pudesse realizar esse sonho de trazer o turismo para o Cais da Lapa. E Patrícia tem feito com muita competência, com muito carinho e com um olhar diferenciado.
Segundo Patrícia, a celebração de um ano de criação da pasta era um dia de alegria. “Nem sempre este espaço foi assim, era um espaço esquecido, invisível, que ficava guardando muita história, muita memória, mas não tinha um olhar de valorização. Conseguimos, junto com o prefeito Wladimir, a vontade de transformar esse espaço. Não foram dias fáceis, mas todos os dias nós tínhamos muitos motivos para insistir. E hoje, vendo esse espaço consolidado, não só de contemplação, mas de convivência, de reconhecimento e de resgate da própria história, eu vejo que valeu a pena”, disse.
Ricardo Menezes, presidente do Costa Doce Convention & Visitors Bureau, no evento, ele falou da importância de ampliar o diálogo entre a iniciativa privada e o poder público. Na sua gestão no Convention, explica, que uma das pautas é fazer a ligação do setor privado aos roteiros turísticos e levar para as maiores feiras de turismo no Brasil e até internacionalmente.
“O Convention é regional e representa a região da Costa Doce, que são cinco municípios: Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e Cardoso Moreira. Com a união desses cinco municípios, mais o setor privado e o terceiro setor, nós temos tudo, não para alavancar e sim, para desenvolver de vez todo o potencial turístico da região”, destaca Ricardo.
Quanto ao turismo em Campos, para Ricardo divide o setor em duas fases: o turismo de negócio, através do Porto do Açu e da Bacia de Campos, com a Petrobras, e outro é o turismo receptivo. “O que desenvolve é chamar as pessoas para nossa região. Destaco o turismo esportivo, com o potencial do parapente com campeonatos nacionais e internacionais, o ciclismo, além do nosso turismo rural nas trilhas maravilhosas na região do Imbé”, falou.
Quem esteve no evento também, para parabenizar a atuação da pasta, foi o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Maurício Cabral. “Estou aqui representando a Associação Comercial, quero parabenizar o prefeito Wladimir, parabenizar a Patrícia Cordeiro e o Edvar e toda a pasta pelas realizações neste primeiro ano. Uma pasta muito importante para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, concluiu.