Assalto e furto são registrados nesta semana em Campos
Rafael Khenaifes 17/09/2025 10:33 - Atualizado em 17/09/2025 13:01
Assalto em Campos
Assalto em Campos / Reprodução
Nesta semana, a cidade de Campos registrou mais um furto e um assalto, crimes que têm sido recorrentemente registrados pela Folha. Um vídeo do assalto no município mostra o criminoso numa bicicleta elétrica ao abordar uma estudante, que havia saído da escola. Já em São João da Barra, os bandidos furtaram uma piscina de fibra e todas as portas de uma residência.
Assalto
Um homem assaltou uma estudante na tarde dessa terça-feira (16), na Rua Riachuelo, na altura do Parque Turfe Clube, na planície goitacá. Um vídeo mostra o criminoso numa bicicleta elétrica ao abordar a menina, que havia saído da escola. 
Durante a ação criminosa, o homem aparentava estar armado no momento em que anunciou o assalto. A menina não reagiu e, como é possível ver na imagem, ela passa um pertence ao criminoso, que colocou o objeto, um celular, por dentro da bermuda e fugiu em seguida. 
O especialista em Segurança Pública e Mestre em Desenvolvimento Regional, Diogo Sant'Ana de Sá, chamou a atenção para o crime em que o bandido utiliza uma bicicleta elétrica e ponderou os cuidados para evitar os delitos, apontando as diferenças entre os crimes.
"É preciso chamar a atenção que a bicicleta elétrica tem sido utilizada pelos criminosos para cometeram diversos crimes, principalmente pela fácil mobilidade que ela oferece e toda agilidade que ela tem e, ao mesmo tempo, pela dificuldade de identificação do seu piloto, já que não há exigência sobre ela de registro, emplacamento ou habilitação. Ruas desertas ou pouco movimentadas, mal iluminadas, devem ser evitadas por pedestres, principalmente se as pessoas estiverem portando objetos de valor. Falar ao celular também é uma situação que favorece ao mal intencionado", alertou Diogo.
 
Vídeo:
Furto
Já manhã dessa terça-feira (16), uma funcionária de uma clínica, situada ao final da Avenida Pelinca, em Campos, teve a bicicleta furtada. 

Segundo os relatos, a funcionária parou a bicicleta e a prendeu na corrente assim que chegou para trabalhar, por volta das 8h. Ainda de acordo com os relatos, o criminoso teria arrombado o cadeado e fugido em seguida. Ao cortar o cadeado e tomar posse da bicicleta, pessoas ainda tentaram correr atrás dele, mas ele não foi alcançado.

Ambos os crimes foram encaminhados para investigação na 134ª Delegacia de Polícia do Centro da cidade.
Tanto o furto quanto o roubo são crimes patrimoniais e ambos têm a mesma conceituação no que de refere a subtrair coisa alheia móvel. Porém, o que difere um crime para o outro é que o roubo é mais grave que o o furto e envolve violência ou grave ameaça à vitima.
"Quando um indivíduo subtrai para si ou para outrem uma bicicleta que estava trancada com cadeado ou não, ele comete um furto. Todo furto é um crime de ocasião, o criminoso se vale de uma "facilidade encontrada", uma situação onde ninguém "esteja olhando", ou até mesmo de um momento de distração da vítima, que muitas vezes só vai perceber que teve o objeto furtado em momento distante da ocorrência do fato. Por outro lado, quando há uma abordagem pelo criminoso, aramado ou não (com arma de fogo ou com arma de menor potencial ofensivo) à vitima, e ele consegue subtrair determinado objeto (ou vários), então o crime é de roubo.Lembrando sempre da importância de se fazer o registro de ocorrência", finalizou o especialista em Segurança Pública, Diogo Sant'Ana. 
Furto em São João da Barra 
Uma residência na praia do Açu, em São João da Barra, foi invadida e os bandidos furtaram uma piscina de fibra e todas as portas de uma residência que está em fase de construção na localidade. O crime causou espanto entre os moradores da região.

Segundo relatos da proprietária no último final de semana, ela chegou ao imóvel e encontrou sinais de invasão. Ao verificar o quintal, percebeu que a piscina havia sido levada, junto com as portas que já estavam instaladas. O caso foi encaminhado para investigação na 145ª Delegacia de Polícia, em SJB.
A Folha entrou em contato com a Polícia Militar para saber o que tem sido feito para coibir os crimes em Campos e São João da Barra. Por meio de nota enviada pela Assessoria de Imprensa, o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelas áreas, informou que o policiamento nas cidades conta com reforço por meio de realizações de operações estratégicas, além do patrulhamento por radiopatrulhas e motopatrulhas.

“O comando reafirma seu compromisso com a segurança em toda a área de atuação do batalhão, atendendo às demandas tanto de forma preventiva quanto repressiva, conforme a necessidade de cada situação”, explicou a PM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS