Uma conquista que coloca o talento local no mapa da inovação marcou a trajetória da CS3 Computer Vision, selecionada para o Santander X Award 2025 na categoria Projetos Universitários. A startup, incubada na TEC Campos Incubadora, integrou a lista dos dez projetos finalistas da categoria – um passo que abriu caminho para uma agenda de mentorias, treinamentos de pitch e apresentação em banca final.
A competição avaliou mais de mil iniciativas e destacou a maturidade do ecossistema nacional. No total, foram inscritas 379 propostas universitárias, 693 startups e 64 scaleups, somando 1.136 soluções analisadas nas diferentes categorias. Os finalistas receberam apoio com mentorias especializadas e capacitações para aprimorar a apresentação dos projetos diante dos avaliadores.
Gustavo Abreu, um dos cofundadores, avaliou a seleção como um reconhecimento do trabalho em curso. “Em meio aos desafios de trabalhar e empreender, conseguimos desenvolver nosso portfólio a ponto de participar de vários projetos de fomento e capacitação, como a TEC Campos, o HUB RJ da FAPERJ com o Sebrae e, agora, o prêmio do Santander. Tudo isso, para a gente, significa reconhecimento dos nossos esforços e possibilidade de exposição para conquistar parcerias e desenvolver e testar mais nossos produtos.”
O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique da Hora, ressaltou o papel das políticas públicas locais na atração de talentos e na consolidação de projetos inovadores. Segundo ele, o programa Startup Campos cria oportunidades e compartilha o risco da inovação com a juventude universitária instalada no município e ainda atrai cérebros para a cidade. “A CS3 é um exemplo disso. São jovens universitários de Macaé que encontraram oportunidades em Campos e estão trazendo o empreendimento para cá. Os jovens que estão vindo para o nosso município empreender e aqui chegam, já com tamanho resultado em uma competição nacional pelo grupo Santander, a gente acolhe e deseja todo o sucesso do mundo. Saibam que o município estará aqui para apoiar no que for necessário”, declara.
A CS3 Computer Vision reúne experiência industrial e pesquisa em visão computacional para desenvolver produtos que transformam câmeras IP em uma camada inteligente de segurança e desempenho. Fundada por especialistas em inteligência artificial, a empresa evoluiu desde 2023 e participou de prêmios anteriores, como o Shell Iniciativa Jovem. Hoje opera com soluções deeptech voltadas para ambientes de alto risco, com a missão de proteger vidas e prevenir acidentes.
O Santander X Award 2025 oferece aos vencedores um total de R$ 280 mil em prêmios, distribuídos entre as categorias. Na categoria Projetos Universitário , foram previstos três prêmios de R$ 10 mil cada. Os 30 finalistas – dez por categoria – participarão de mentorias e workshops, e alguns vencedores seguirão para a etapa internacional do programa Santander X Global, que será realizada na Espanha, ampliando a visibilidade e as oportunidades de internacionalização dos projetos premiados.