Dora Paula Paes
26/11/2025 15:11 - Atualizado em 26/11/2025 15:13
Rodrigo Silveira
A Defesa Civil de Campos confirmou que os tapumes que começaram a ser instalados no Edifício Itu, na rua 13 de Maio, no centro de Campos, fazem parte do processo de demolição, que foi autorizado pela Justiça. O órgão explicou ainda, em nota encaminhada nesta quarta-feira (26), que o material colocado nesta terça-feira (25) no entorno do imóvel integra as etapas preparatórias que serão conduzidas pela empresa de São Paulo contratada pela Enel. O processo de demolição será manual.
A Defesa Civil destacou ainda que, ao longo do processo, as secretarias envolvidas — Obras, IMTT, Guarda Civil Municipal e o próprio órgão — acompanharão as ações dentro das atribuições de cada pasta, avaliando segurança, organização viária e demais protocolos necessários para o andamento da demolição.
O corpo jurídico da Incorporadora responsável pelo Edifício Itu segue afirmando que ainda há um recurso interposto há três meses aguardando decisão. "Enquanto ele não for apreciado, a decisão para a demolição não tem eficácia", destaca.
O imóvel é uma construção da década de 60, do arquiteto campista Joffre de Oliveira Maia, que, inclusive, tem sua obra preservada pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos dos Goytacazes (Coppam). Inicialmente, o imóvel na área central possui decisão judicial determinando sua demolição, com multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento.
A Enel responsável pela demolição ainda não respondeu à demanda da Folha.