Campos terá eleições para diretores de escolas municipais em dezembro
Júlia Alves 27/11/2025 19:06 - Atualizado em 27/11/2025 19:58
Secretaria de Educação de Campos
Secretaria de Educação de Campos / Foto: Divulgação
A Prefeitura de Campos irá realizar no dia 4 de dezembro a votação dos diretores das 231 unidades escolares da rede municipal de ensino para o biênio 2026-2028. A votação será por meio de cédula impressa tanto pela comunidade interna quanto pela comunidade externa e o horário será das 8h às 20h. O horário noturno é exclusivo para escolas com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de garantir o acesso aos votantes que estudam nesse período.
De acordo com a subsecretária de Ensino, Célia Maria Ferreira, o voto será registrado por cédula tanto pela comunidade interna quanto pela comunidade externa. Servidores das unidades escolares vão votar da mesma forma que os membros da comunidade externa, entre eles responsáveis e estudantes com idade igual ou superior a 14 anos.
“A utilização de cédula física visa tornar o processo transparente e acessível a todos os eleitores presentes nas escolas no dia da votação”, declarou.
A pasta explicou ainda que cada comissão eleitoral interna deverá preparar duas urnas distintas, uma destinada aos votos da comunidade interna e outra para os votos da comunidade externa.
“Antes do início da votação, as urnas deverão ser conferidas e lacradas na presença dos fiscais das chapas, procedimento que assegura a integridade da apuração e permite o registro formal de eventuais observações das partes envolvidas”, comentou.
 
César Ferreira
 

O edital foi publicado no dia 14 de outubro no Diário Oficial deste ano, onde foram divulgadas as normas do processo de consulta eleitoral para provimento dos cargos de diretor e diretor adjunto. A previsão é que ainda em dezembro saia o resultado das eleições. Já a nomeação está prevista para fevereiro de 2026 e o início do exercício deve ser no começo de março.
A respeito do cronograma de votação previsto, a subsecretaria de ensino explicou que poderá sofrer alteração em situações excepcionais. Casos que demandem alteração de horário ou de procedimento devem ser deliberados pelas comissões eleitorais internas e registrados em ata para fins de comprovação.
“Para esclarecimentos e orientações sobre prazos, composição das mesas e funcionamento das seções eleitorais, as escolas devem consultar os comunicados oficiais disponíveis nos canais de comunicação da administração educacional”, concluiu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS