Black Friday anima consumidores no Centro de Campos
Rafael Khenaifes 28/11/2025 09:58 - Atualizado em 28/11/2025 10:57
Rafael Khenaifes
A Black Friday teve início nesta última sexta (28) do mês e anima os consumidores na área central de Campos. A Rua João Pessoa, entre o trecho das ruas Treze de Maio e Barão do Amazonas, está interditada até às 18h.

De acordo com o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), a medida da interdição foi adotada para facilitar a circulação dos consumidores, garantindo segurança, conforto e melhor fluxo no Centro. O IMTT informou que seguirá atuando para organizar a mobilidade e oferecer uma experiência mais tranquila para todos.
"A expectativa tá sendo grande, a loja está bem arrumada para os clientes e preços maravilhosos, está bem animado. Muita gente perguntando, outros entrando nas lojas, o movimento está bom e os clientes consumindo. Vamos ficar aqui firmes e fortes até às 20h, é a operação da Black Friday para o pessoal comparecer ao centro da cidade, o que fortifica a economia de Campos e valoriza o comércio local", explicou Lidiane Nascimento, vendedora de uma loja no Centro e que participa da operação Black Friday.
Os consumidores contaram das variedades e das ofertas tanto na loja física quanto pelas compras realizadas virtualmente. 
Rafael Khenaifes
"A animação está boa, os preços estão bons, vamos comprando que é uma oportunidade para o fim de ano. Estou indo de loja em loja numa caminhada pelo centro da cidade. Agora, por exemplo, vou comprar uma máquina de lavar, pois comprei o fogão já. Ainda penso em comprar mais alguma coisa. Vou é aproveitar a semana da Black Friday que está ótima. Na verdade, pretendo voltar à casa cheia de compras", disse, empolgada, Suely Lopes, de 67 anos, professora e consumidora.
O motorista Roberto da Silva está de passagem por Campos e está aproveitando para verificar as promoções da Black Friday.
"Eu sou de Laranjal, Minas Gerais, estou aqui visitando a cidade de Campos hoje e fazendo um trabalho. Ao caminhar pelo centro, estou vendo as lojas todas com promoções e já penso em comprar alguma coisa a mais do que já consumi. Percebe-se que o povo está animado e o pessoal vêm para as lojas mesmo para comprar para aproveitar as promoções", contou Roberto. 
"É uma semana muito importante para o consumidor, o negócio é encontrar os precinhos, quase todos os comércios aderiram ao movimento da Black Friday. As lojas estão arrumadas e pensaram no consumidor, na verdade, o centro de Campos, o comércio local está de parabéns pela organização. Comprei liquidificador, panela, utensílios para casa, além de cama mesa e banho, além de outros eletrodomésticos. Animação total para aproveitar compras e ofertas", enfatizou Rose Barros, dona de casa. 
"Por mais que tenha a loja física, também gosto de comprar pela internet, que estão com boas promoções para aproveitar esta Black Friday. Alguma coisa deu para comprar antes e a entrega se concretizou nesta sexta-feira. Sigo rodando os sites de compras e assim conseguir comprar mais e mais. Estou achando que vou finalizar um bom pacote de compras. No entanto, já fui informada que as lojas físicas da cidade, principalmente no centro, estão ofertando preços maravilhosos. Vou dar um pulinho no comércio da cidade para aproveitar o dia", finalizou Gabriela Reis.
Alerta do Procon Campos
Entre as principais recomendações do Procon Campos está a pesquisa antecipada de preços, permitindo identificar aumentos artificiais e avaliar se o desconto é real. O órgão também sugere que o consumidor faça uma lista do que realmente precisa, evitando compras por impulso, e conheça previamente as condições de pagamento, troca e devolução.

Outro ponto em destaque é a atenção aos custos adicionais, a exemplo do frete. Segundo o Procon, algumas lojas podem oferecer descontos no produto, mas compensar com taxas elevadas de envio. “Nas compras on-line, o consumidor deve verificar se o site possui certificação https, utilizar cartões virtuais temporários e manter antivírus atualizado, reduzindo riscos de fraudes”, alerta o secretário executivo do Procon Campos, Carlos Fernando Monteiro.

O Procon também alerta sobre ofertas enganosas: preços muito abaixo da média, alterações no carrinho e informações confusas podem indicar golpe. “É importante guardar prints, links e registros da oferta para comprovação e eventual denúncia.O consumidor deve ficar atento às garantias legal, contratual e estendida, e denunciar qualquer cobrança indevida embutida no valor do produto”, destaca Carlos Fernando.
Pesquisa da CDL
A Black Friday deixou de ser apenas uma data promocional e passou a influenciar significativamente o comportamento de compra dos consumidores em todo o país. Segundo a pesquisa nacional realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, 7 em cada 10 brasileiros afirmam antecipar as compras de Natal para aproveitar os descontos oferecidos em novembro.

Em Campos, essa tendência também vem sendo percebida pelos lojistas segundo a CDL do município: novembro já se tornou um mês estratégico para o comércio, que observa maior movimentação e consumidores mais atentos às promoções antecipadas.

Consumidores aproveitam novembro para economizar
A pesquisa aponta que muitos consumidores utilizam a Black Friday como forma de equilibrar os gastos de fim de ano:

31% afirmam que conseguem gastar menos no Natal por anteciparem compras;

23% dizem manter o mesmo nível de gastos;

21% acabam gastando mais por conta das ofertas atrativas.

A CDL informou ainda que, no comércio de Campos, esse comportamento nacional se reflete em um movimento crescente: "muitos consumidores têm buscado produtos antes de dezembro, aproveitando preços mais competitivos e condições facilitadas", diz a entidade. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS