Oficina de Brinquedos Solidária segue até esta segunda-feira em Campos
Ingrid Silva 20/12/2025 07:12 - Atualizado em 20/12/2025 07:12
Casa do Papai Noel
Casa do Papai Noel / Divulgação
Com o intuito de promover um Natal mais alegre e estimular a solidariedade da população, a Casa do Papai Noel iniciou a ação da Oficina de Brinquedos Solidária, em que é possível entregar brinquedos em desuso ou danificados para que sejam consertados e doados para crianças em vulnerabilidade social. A causa foi pensada pela Secretaria de Serviços Públicos de Campos, que receberá brinquedos até a próxima segunda-feira, dia 22 de dezembro.

“A proposta é mostrar, desde cedo, a importância do cuidado com o próximo, incentivando os pais a participarem junto com os filhos do gesto de doar e ajudar a transformar o Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social. Como forma simbólica de fortalecer esse vínculo, cada brinquedo doado receberá o nome da criança doadora”, disse a nota da secretaria.

Não há regras rígidas para a entrega: qualquer brinquedo pode ser doado, desde que permita reaproveitamento ou conserto pela equipe da oficina, que ficará responsável pela recuperação e organização dos itens.

A assistente social Karine Cruz, que atualmente trabalha no Instituto Esportivo Meninos de Ouro e da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), falou sobre a importância da ação, que está oferecendo o direito ao brincar, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), através da Lei 8.069 de 1990, além de “promover a convivência comunitária”.

“O direito ao brincar é fundamental para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança, em se tratando de crianças em situação de vulnerabilidade social. Interabilidade social, que vivenciam as expressões da questão social todos os dias, receber um brinquedo significa também que ela está sendo vista, reconhecida e incluída na sociedade. Então, é uma iniciativa que promove dignidade, afeto e cidadania, ao mesmo tempo em que fortalece valores como a solidariedade e o cuidado coletivo”, explica
Karine, que também falou sobre a maneira que a causa impacta nessas crianças em vulnerabilidade social, principalmente nesses momentos festivos de final de ano como o Natal.
“O Natal é um período festivo que é carregado de simbolismos, de expectativas e de emoções. E muitas crianças em vulnerabilidade acabam vivenciando essa época marcada pela escassez e pela ausência, pela ausência da magia do Natal que é o Papai Noel, pela ausência às vezes da família, pela ausência dos vínculos afetivos, pela ausência dos itens básicos que é uma alimentação, que é uma moradia digna. Então, nessas ações, elas transformam esse cenário porque elas acabam despertando sentimentos de alegria, de pertencimento e de esperança. Um brinquedo recuperado representa mais do que um presente ele vem comunicar para essa criança que ela é importante e também merece viver momentos felizes”, disse a assistente social, que ressaltou ainda sobre os sentimentos de dor e sofrimento poderem ser minimizados com o ato.
Ainda de acordo com a secretaria responsável, até o momento, a expectativa da ação é arrecadar entre 250 e 350 brinquedos, mas a meta principal é alcançar o maior número possível de doações, ampliando o impacto social da iniciativa e beneficiando mais crianças. Os campistas podem deixar os brinquedos entre 15h e 22h. 
“O Natal é um tempo em que pequenos gestos se transformam em grandes alegrias. Um brinquedo pode parecer simples para alguns, mas para uma criança ele representa cuidado, esperança e a certeza de que alguém se importou. Para muitas crianças em situação de vulnerabilidade social, esse presente pode ser o único do ano e ainda assim, ele carrega um valor imenso (...) Pretendo doar sim para a oficina de brinquedos, uma iniciativa linda e que leva sorrisos a quem mais precisa”, declara a campista Sthéfany Trindade, de 31 anos, que tem uma filha, a Esther, de 8 anos.
Questionada sobre quais serão os projetos sociais ou data de entrega, a secretaria informou que a definição dos projetos que receberão os brinquedos, assim como a data e o local da entrega, ficará a cargo da Prefeitura, que fará a organização logística da distribuição para garantir que os presentes cheguem a quem mais precisa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS