Gabriel Torres
28/12/2025 11:32 - Atualizado em 28/12/2025 13:36
ETA de São João da Barra
/
Foto: Parahybano
Moradores da Rua Feliciano Sodré, em Atafona, São João da Barra, estão sem água desde sexta-feira (26). O problema volta a afetar os munícipes, que já tiveram o fornecimento interrompido na véspera de Natal devido a uma falha no fornecimento de energia elétrica. A equipe de reportagem entrou em contato com a Cedae e aguarda retorno.
A professora Guiomar Valdez foi passar as festas de fim de ano em Atafona e relatou os problemas com a falta de água. Após dois dias buscando alternativas, pensa em ir embora.
"Tenho me virado com um poço, que é até ferruginoso, mas tenho usado aqui para as principais atividades, como lavar louça. E água mineral para beber e para cozinhar. Acho que vou embora com a família toda. Viemos passar o Ano Novo aqui, mas está muito incerto. Fica impossível continuar assim", disse Guiomar.
O fornecimento de água foi interrompido em São João da Barra no último dia 24 devido a falha no fornecimento de energia elétrica pela concessionária Enel. De acordo com a Cedae, a Estação de Tratamento de Água (ETA) e demais Unidades de Tratamento (UTs) do município ficaram fora de operação.
A Cedae informou na manhã deste domingo (28) que técnicos foram até o local para verificar o fornecimento de água. A empresa ressaltou sobre o período de verão, em que o número de pessoas na região, o que pode gerar oscilações na distribuição.
"Cabe destacar que a região de Atafona, por ser uma área de veraneio, apresenta nesta época do ano um aumento expressivo de pessoas, somado ao calor intenso característico do período. Esses fatores elevam significativamente a demanda por água, o que pode gerar oscilações pontuais no fim das redes. Reforçamos a informação de que todas as unidades de produção e distribuição em Atafona operam normalmente", disse a nota da concessionária.