Formatura da 1ª Turma Armada da Guarda Civil Municipal é realizada em Campos
Rafael Khenaifes 20/02/2026 12:03 - Atualizado em 20/02/2026 13:08
Foto: Rafael Khenaifes
A formatura da 1ª Turma Armada da Guarda Civil Municipal de Campos aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na sede da GCM. A turma de formandos contou com novos 23 guardas e ainda com a entrega de seis novas motopatrulhas. 
Motopatrulhas entregues durante formatura da 1ª Turma Armada da GCM
Motopatrulhas entregues durante formatura da 1ª Turma Armada da GCM / Foto: Rafael Khenaifes
O comandante da Guarda em Campos, Wellington Levino, falou que não foi um processo fácil para a realização de ter armamento.
Comandante da Guarda Wellington Levino
Comandante da Guarda Wellington Levino / Rafael Khenaifes

"São detalhes que muitas das vezes quem está de fora não consegue ver, porque não é o símbolo desse momento, não é simplesmente entregar um servidor. Eu agradeço porque por isso dificulta o combate ao crime. Vamos trabalhar para poder qualificar da melhor forma possível e para que todos os agentes que estejam nas ruas realmente prontos para poder atuar e garantir a segurança da sociedade. Aqui na nossa região é o primeiro município a poder estar tendo arma de fogo na Guarda Municpal. No país, nós somos a terceira guarda principal que vai estar com o novo regramento. Hoje, com essa ferramenta que nós iniciamos, que vai ser uma formação gradativa, nós vamos estar procurando distribuir a maior sensação de segurança possível", explicou Levino.
O prefeito do município, Wladimir Garotinho, esteve presente na solenidade e falou sobre a necessidade de trabalhar em conjunto com todas as forças de segurança, além da importância disso para a corporação. 
“Isso é uma necessidade dos municípios de fortalecer a segurança pública, trabalhar em conjunto com todas as forças de segurança. Também lembrar que isso agora é legislação. A legislação federal garante que as guardas municipais podem, sim, se transformar em polícia municipal e trabalhar no trabalho ostensivo, no patrulhamento e também na proximidade com o cidadão. Então, a gente está aqui dando a nossa contribuição. É um sonho da corporação. Eu estou vendo ali o sorriso estampado no rosto dos agentes”, disse o prefeito, que ressaltou sobre dar sequência na formação de novos agentes com o intuito de contribuir na segurança pública e na melhora da qualidade de vida da cidade de Campos.
Prefeito Wladimir na solenidade
Prefeito Wladimir na solenidade / Foto: Rafael Khenaifes
Wladimir também ressaltou sobre o papel da guarda e a utilização das armas durante o trabalho. 
“O papel da guarda é trabalhar na polícia de proximidade, no trabalho ostensivo. Não é trocar tiro com ninguém, não é combater trânsito, não é combater milícia. Não é esse o papel da guarda municipal. É a polícia de proximidade, a polícia cidadã, está próximo da comunidade. Ninguém que está sendo treinado para trocar tiro, está sendo treinado para defender a sociedade e se precisar utilizar arma de fogo, ela está preparada para utilizar em defesa de si própria e em defesa também do cidadão”, finaliza. 
“Muitas pessoas até acharam assim: como que as meninas vão se desenvolver? E tá aí, as meninas, as guardas femininas, elas representaram e representaram muito bem. Não foi um processo fácil, tanto que nem todos concluíram. Nem todos chegaram ao final. Não que os outros não tenham se dedicado, mas é porque realmente é um processo bem árduo, e nós conseguimos, alcançamos o resultado. Agora nosso objetivo é prestar sempre uma melhor qualidade, um serviço de melhor qualidade, um serviço de excelência”, disse a formanda Priscilla Ribeiro.
Formanda Priscilla Ribeiro
Formanda Priscilla Ribeiro / Foto: Rafael Khenaifes
O secretário de Segurança de Segurança e ordem pública do município, Coronel Ibiapina, também esteve presente na solenidade e falou sobre o objetivo das novas turmas, além de ressaltar o protagonismo da GCM.
Ibiapina
Ibiapina / Rafael Khenaifes
“A Guarda Civil Municipal, com a sua primeira turma armada, é um marco no município. O protagonismo que ela vem exercendo na área da segurança pública é visível, como outras guardas civis municipais já estão no processo, bastante avançado. E ela vem, na verdade, com o objetivo de trazer maior segurança e maior sensação de segurança população, se unindo aos esforços já da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, que atua nos limites do município, também armados. Eu não tenho dúvida que é um caminho sem volta e a gente vai buscar agora acelerar também o processo de habilitação das próximas turmas", enfatizou Ibiapina.
Estefany Ribeiro, filha da Priscilla, que também estava com a filha, Alice Ribeiro, contou a importância de ver a mãe se formando. 
Estefany Ribeiro e Alice Ribeiro
Estefany Ribeiro e Alice Ribeiro / Rafael Khenaifes
"Ela é muito dedicada ao trabalho, sempre foi. É um orgulho mesmo ver a minha mãe se formando na primeira turma. E só tenho orgulho dela, como filha única, a neta aqui também. E agora ela vai poder ajudar a população cada vez mais. A meta de vida dela é a segurança da população", finalizou Estefany, que estava com a filha, neta da formanda Priscilla Ribeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS