Trajetória do presidente campista Nilo Peçanha é contada em curta-metragem de animação
02/10/2025 | 10h55
Foto: Divulgação
Nascido no distrito de Morro do Coco, em Campos, Nilo Peçanha entrou para a história como o primeiro presidente negro do Brasil. Agora, 101 anos após a sua morte, sua trajetória será contada em um curta-metragem de animação 2D, dirigido pela designer gráfica e produtora cultural Diane Lizst. O lançamento acontece na Câmara Municipal de Campos, às 15h desta quinta-feira (2), dia do 158º aniversário do nascimento de Nilo, que morreu em 1924, aos 56 anos. Após uma roda de conversa e a sessão de estreia, a obra será disponibilizada gratuitamente no YouTube.
De acordo com Diane Lizst, um dos intuitos do curta-metragem "Nilo, o presidente negro" é auxiliar o cumprimento das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileiras nas salas de aula. A própria Diane assina o roteiro, junto a Isabella Ismile, que também é responsável pela direção de arte.
— Por meio de uma linguagem acessível e emocionante, o filme apresenta às novas gerações uma personalidade afro-brasileira de imensa importância, oferecendo um espelho poderoso, no qual crianças e adolescentes negros podem se reconhecer e se inspirar — destaca Diane Lizst.
Republicano e abolicionista, Nilo Peçanha foi eleito deputado da Assembleia Nacional Constituinte de 1890-1891, senador, governador do Rio de Janeiro e vice-presidente da República. Chegou à presidência em 1909, após a morte do presidente Afonso Pena, e governou o Brasil até o ano seguinte. Durante a sua gestão, foram criados o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), antecessor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e a Escola de Aprendizes Artífices, primeira escola técnica do Brasil e embrião dos institutos federais de ensino. Por esse motivo, Nilo é reconhecido como patrono da educação profissional e tecnológica brasileira.
Ficha técnica de "Nilo, o presidente negro":

Direção: Diane Lizst
Produtora executiva: Diane Lizst
Roteiro: Diane Lizst e Isabella Ismile
Gestão de projeto: Franproduz
Direção de arte: Isabella Ismile
Co-direção de arte: Pedro Arcelino
Produção audiovisual: Pedro Arcelino
Animação: Isabella Ismile
Design de personagens: Diane Lizst e Isabella Ismile
Storyboard: Diane Lizst e Isabella Ismile
Cenários: Isabella Ismile e Rodrigo Tannus
Assistência de animação: Gabriel Matos
Produção fonográfica: Filipe de Matos Monteiro
Música: Nunca é tarde para sonhar
Composição: Giselle Damásio
Interpretação musical: Evando dos Santos
Back-vocal: Diane Lizst e Giselle Damasio
Narração: Diane Lizst
Dublagem: Evando dos Santos
Sonoplastia: Isabella Ismile
Interpretação em Libras: Milena Gomes
Legenda: Isabella Ismile
Edição: Isabella Ismile
Design: Pedro Arcelino
Realização:
Governo Federal / Ministério da Cultura
Prefeitura de Campos dos Goytacazes / Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima
Fundo Municipal de Cultura, via Lei Paulo Gustavo 
Comentar
Compartilhe