Navegando na Poesia realiza imersão sociocultural em São Francisco de Itabapoana
05/08/2025 15:50 - Atualizado em 05/08/2025 15:50
Divulgação
O município de São Francisco de Itabapoana recebeu uma imersão sociocultural do projeto Navegando na Poesia, realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A proposta elaborada pelos setores de coordenação pedagógica e comunicação do projeto aconteceu na última sexta-feira (1º), abrindo o 8º Encontro das Marés, que integra o processo de formação continuada da equipe de educadores.

Durante a manhã e quase toda a tarde de sexta-feira, coordenadoras pedagógicas, educadores, o comunicador e representantes do setor administrativo do projeto puderam conhecer aspectos da história, da cultura e do meio ambiente de localidades de São Francisco de Itabapoana. A atividade foi ministrada pelo fotógrafo Tarcísio Nascimento, estudante de história da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos.

— Esse projeto do city tour começou em 2023, por meio da professora doutora Márcia Carneiro, do Departamento de História da UFF Campos. Dentro da disciplina sobre pensamento brasileiro, até então ministrada por ela, a gente começou o city tour com uma abordagem regional, oferecendo um olhar sobre importantes pontos da história e da natureza do município — explica Tarcísio, que também estuda em um curso técnico em guia de turismo.
— Aquele primeiro city tour acabou sendo um pontapé inicial para outras edições, sempre com feedbacks incríveis, inclusive agora, com o Navegando na Poesia — enfatiza.

O roteiro englobou as localidades de Imburi, Santa Rita, Guaxindiba, Barrinha, Manguinhos, Barra Seca e Lagoa Doce, além da sede de São Francisco de Itabapoana. Foram visitados uma barraca gastronômica, com explicações sobre a culinária e a agricultura locais; e dois estaleiros, com abordagens a respeito da produção artesanal de barcos; bem como praias, mangues, uma comunidade quilombola, um sítio arqueológico e um possível sambaqui.

Em março, a equipe de educação do Navegando na Poesia já havia realizado uma imersão cultural em Campos, visitando equipamentos culturais e prédios que ajudam a contar a história do município. Também houve um tour especial no Rio de Janeiro, no mesmo mês, fomentando a discussão sobre temas relacionados à cultura afro-brasileira.

Existente desde 2018, o Navegando na Poesia promove oficinas e eventos literários em 43 escolas públicas, em 11 municípios da Bacia de Campos. Em São Francisco de Itabapoana, a atuação ocorre nas escolas municipais Abelino José de Souza, Aventina Maria Ferreira, Dirceu Dias da Silva, Manoel Azeredo e Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves. Além de São Francisco e Campos, o projeto também está presente em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras e São João da Barra.
Com informações da assessoria.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS