Dora Paula Paes
12/11/2025 08:09 - Atualizado em 12/11/2025 08:09
Reprodução
A 1ª Mostra Cine Duna de Filme Ambiental será realizada nos dias 12 e 14 de novembro. O evento, que traz uma reflexão entre arte, natureza e patrimônio cultural, é uma realização da CasaDuna do Núcleo Ambiental do Norte Fluminense, em parceria com o Cine Darcy, na Uenf. Segundo a organização, a ideia é promover a produção do audiovisual e suas relações com a pesquisa acadêmica, assim como, com as lutas de cunho social. No total, serão exibidas 12 produções, a partir das 18h.
No primeiro dia, serão apresentados: "Conexão Paraíba", de Ayó Adelowo; "Talhado com um cachorro", de Fernanda Branco; "Ser oferenda", de Mariana Moraes; "Mar concerto" e "A Arquivista", de Julia Naidin; "Era mais rio" e "Delírio do Caranguejo", de Fernando Codeço. Vale ressalta que nos dois dias da Mostra, na sequência das apresentações dos filmes, ocorrerão debate. A intenção é estimular a cena e a produção audivisual no interior fluminense.
Para o dia 14, também a partir das 18h, estão programadas as exibições dos trabalhos: "Extravagâncias e Cigarras", de Carolina de Cássia; "Açu dos Desgostos", de Pablo Vergara; "Aquilo era Vida", de Julia Naidin; a "A Convivência é uma ilha", de Fernando Codeço e "Museu Ambulante", de Fernando Codeço e Jô Serfaty.
Os filmes, no todo, são produzidos pela CasaDuna nos últimos anos; que é produtora e espaço cultural, com ampla atuação audiovisual independente na região Norte Fluminense.