Poder público e empresas debatem ações integradas para a segurança em Campos
12/11/2025 19:28 - Atualizado em 12/11/2025 19:29
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública reuniu representantes da Arteris, Enel, Naturgy, Águas do Paraíba, Petrobras, Porto do Açu e Acesso Total no Centro de Controle Operacional (CCO), nesta quarta-feira (12). O encontro teve como objetivo apresentar a proposta de cessão de um espaço dentro do CCO para que essas empresas possam participar, de forma integrada, das ações de monitoramento e segurança pública do município.

O modelo proposto prevê a criação de um sistema de revezamento entre as instituições, garantindo que cada uma tenha acesso ao centro de controle uma vez por semana. Com isso, as empresas poderão acompanhar, de forma direta, as imagens e dados do sistema de monitoramento urbano, contribuindo com informações estratégicas para a gestão de suas operações e para o ordenamento da cidade.

Um exemplo prático apresentado durante a reunião foi o caso do Porto do Açu. Quando houve a restrição de tráfego de veículos com mais de quatro eixos dentro do perímetro urbano de Campos, o acesso às câmeras do CCO teria permitido à empresa gerenciar rotas e deslocamento de caminhões, evitando congestionamentos e otimizando o fluxo logístico.

Atualmente, o CCO reúne equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e mantém integração com a Polícia Militar (PMERJ) e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que utilizam o sistema remotamente.

Para o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina, a proposta fortalece a parceria entre o poder público e as instituições que têm grande impacto na cidade e na região. “A integração das câmeras do CCO com as concessionárias e empresas amplia a capacidade de resposta a situações emergenciais e melhora o planejamento de ações conjuntas. É um modelo que já se mostra eficiente em grandes centros de monitoramento, como o Smart Sampa, em São Paulo, e o Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro, onde companhias como Petrobras e Light atuam junto ao poder público em prol da segurança e da mobilidade”, destacou o secretário.

Os representantes das empresas receberam a proposta e a encaminharão para avaliação dos respectivos conselhos administrativos, que decidirão sobre a forma de adesão ao projeto. A expectativa é de que a parceria seja formalizada nos próximos meses, ampliando a rede de cooperação entre o CCO e as instituições que prestam serviços essenciais à população de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS