Executivo da Quiprocó Filmes: produtora integra missão internacional na Argentina
03/12/2025 16:31 - Atualizado em 03/12/2025 16:31
Divulgação
A Quiprocó Filmes integra a Missão Internacional Ventana Sur 2025, iniciativa promovida pelo Crie Sebrae, do Sebrae-SP, em parceria com o Sebrae Nacional. A missão levou empresas brasileiras ao Ventana Sur, o principal mercado de conteúdo audiovisual da América Latina, que está acontecendo até o próximo dia 5, em Buenos Aires, na Argentina. O diretor executivo, Fernando Sousa, participa e levou na mala os projetos da produtora, entre eles o Festival Internacional Goitacá de Cinema e o documentário Acervos Afro Atlânticos, atualmente em fase final de pós-produção.
Organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) em colaboração com o Marché du Film – Festival de Cannes, o Ventana Sur reúne anualmente agentes do setor audiovisual de diversos países, consolidando-se como espaço estratégico para coprodução internacional, circulação de obras e fortalecimento de redes profissionais.
A Missão Internacional Ventana Sur tem como objetivo promover conexões diretas entre produtoras brasileiras e players globais do audiovisual, estimulando a formação de parcerias, a difusão de projetos em desenvolvimento e o fortalecimento de estratégias de distribuição e circulação. A iniciativa articula uma perspectiva que envolve mercado, intercâmbio cultural, políticas de internacionalização e desenvolvimento da cadeia produtiva do cinema latino-americano.
Representando a Quiprocó Filmes, o diretor executivo, Fernando Sousa, participa da missão com o objetivo de consolidar parcerias estratégicas, apresentar projetos e fortalecer a presença da produtora em redes internacionais de criação, coprodução e distribuição global. O documentário Acervos Afro Atlânticos é um deles.
O filme investiga a memória, a materialidade e os sentidos culturais originados da diáspora africana no Brasil e nas Américas, dialogando com debates contemporâneos sobre patrimônio, reparação histórica e circulação de bens culturais afro-diaspóricos. A obra conta com roteiro de Gabriel Barbosa e Fernando Sousa, montagem de Hernani Heffner e participação de pensadores, pesquisadores e lideranças culturais do Brasil e do exterior.
“A internacionalização da Quiprocó Filmes é estratégica para ampliar o alcance e relevância de seus produtos, bem como a sua sustentabilidade no mercado audiovisual em nível global. A participação no Ventana Sur reforça o posicionamento da marca em redes globais de produção, financiamento e circulação” , afirma Fernando Sousa, diretor executivo da produtora.
A participação da Quiprocó Filmes na Missão Internacional Ventana Sur 2025 reafirma e fortalece os laços entre a Quiprocó Filmes e o mercado internacional, ampliando sua atuação no campo do audiovisual brasileiro, latino-americano e fortalecendo redes internacionais.
Com informações de assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS