Hospital Ferreira Machado realiza a décima captação de órgãos do ano
05/12/2025 18:27
Captação de órgão
Captação de órgão / César Ferreira - Secom Campos
O Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, realizou nessa quinta-feira (4) a décima captação de órgãos de 2025, ampliando as chances de pacientes que aguardam na fila nacional de transplantes. O procedimento, conduzido pela equipe do NF Transplantes, envolveu a doação dos rins de um homem de 41 anos, morador do bairro Codin, que teve diagnóstico de morte encefálica após um Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico.

A médica responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Patrícia Rangel, destacou o papel essencial das famílias no processo decisório e reforçou a importância da informação adequada neste momento de fragilidade. Segundo a médica, toda família tem o direito de decidir sobre a doação dos órgãos de um ente querido após a confirmação da morte encefálica, e essa decisão deve ser tomada com total esclarecimento.
“A Resolução 2.173/2017 do Conselho Federal de Medicina garante que todas as etapas sejam detalhadas para os familiares, e nossa equipe da CIHDOTT faz questão de explicar tudo com muito cuidado e respeito. Essa perda e essa dor podem ser ressignificadas pela continuidade da vida em outras pessoas, através da generosidade e do amor, autorizando a doação”, afirmou.

Nona Captação - A nona captação de órgãos do HFM ocorreu na última semana de agosto. O doador era um jovem de 20 anos, morador do bairro Jardim Aeroporto, em Campos, vítima de um acidente automobilístico. O impacto causou um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) grave, que evoluiu para morte encefálica. Na ocasião, foram doados rins e fígado, beneficiando três pessoas.
Fonte: Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS