Águas do Paraíba e Educação de Campos premiam alunos do concurso Amigos da Água
05/12/2025 19:09 - Atualizado em 05/12/2025 19:09
A cerimônia de premiação do concurso Amigos da Água reuniu alunos e professores de escolas da rede municipal de ensino, além de representantes do projeto Olhar Ambiental, nesta sexta (5), no Hotel Tulip Inn. Promovido pelo projeto, que é uma parceria entre a concessionária Águas do Paraíba e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), o concurso teve como tema Lendas e Histórias sobre a Água e integrou as ações voltadas para a sensibilização e a educação ambiental nas escolas do município.

Os três primeiros colocados entre os alunos foram premiados com tablets, e seus professores receberam notebooks como reconhecimento pelo apoio pedagógico. Em primeiro lugar ficou Hayla do Nascimento Barros, da Escola Municipal Sagrada Família, orientada pela professora Rosemary Matta. Em segundo lugar foi premiado João Lucas, da Escola Rotary II, com a professora Priscila Abreu. O terceiro lugar coube a Leonardo dos Santos, da Escola Municipal Ferroviária Jacy, com a professora Tereza Cristina Barreto. A professora representou o aluno no recebimento do prêmio.

Na categoria de sequências didáticas, as três propostas selecionadas também foram reconhecidas. A primeira colocação foi para a sequência da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva, apresentada pela professora Elisângela Carvalho da Fonseca Rainho. O segundo lugar ficou com o CIEP Brizolão 142 Maestro Villa Lobos, representado pela professora Maria Salvadora da Silva Moraes. Em terceiro lugar apareceu a proposta da Escola Municipal Branca Peçanha Ferreira, da professora Luciana Almenara de Azevedo. Os professores premiados receberam leitores digitais Kindle.

Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma banca composta por oito membros, com igualdade de representantes da concessionária e da Seduct. Os critérios considerados pelos jurados foram criatividade, originalidade e adequação ao tema. Cada aluno participante apresentou uma frase de quatro linhas, acompanhada de uma ilustração em folha A4 com identificação completa do autor, da escola, da turma e do professor responsável.

Para a secretária Tânia Alberto, tanto o concurso quanto as demais atividades realizadas por esta parceria significam um passo importante para o fortalecimento da Educação Ambiental nas escolas. “O objetivo do desenvolvimento sustentável é garantir o direito humano de existir em um planeta que preserve suas águas, seus solos e sua natureza, é a garantia do futuro de todos nós. Então, cada gota de água no sentido de pensar com responsabilidade futura é importante. Nós, os profissionais da educação e equipes técnicas de empresas parceiras, também temos que nos preocupar com o futuro, principalmente das novas gerações. Eu espero que, na próxima edição, tenhamos mais participantes”, disse a secretária.

Com esta parceria, as atividades desenvolvidas e este concurso, a intenção da secretaria é que a Educação ambiental seja vivenciada, experimentada e sentida. “Esta parceria conseguiu conectar teoria, prática, tecnologia e participação, formando estudantes mais conscientes e preparados para cuidar dos recursos naturais, especialmente da nossa água”, afirmou Ísis Vivório, supervisora de Educação Ambiental da Seduct.

Ísis destaca ainda o papel do concurso como ferramenta para aproximar conteúdos curriculares de práticas concretas. Além do reconhecimento material oferecido aos vencedores, as ações do projeto visam estimular o pensamento crítico, a criatividade e o engajamento dos alunos em relação ao uso responsável da água e à preservação das narrativas locais que relacionam cultura e meio ambiente.

O projeto Olhar Ambiental começou com a assinatura da parceria entre a Seduct e a Águas do Paraíba, que trouxe conhecimentos técnicos sobre a captação, o tratamento e a distribuição da água do Rio Paraíba para dentro das escolas. Na sequência, foram oferecidas formações continuadas online para professores do quarto ano, com apostilas e uma plataforma de curso que integra a Base Nacional Comum Curricular ao tema água, garantindo preparo docente para abordar o assunto com profundidade no currículo.

As atividades seguiram com aulas práticas presenciais, em que estudantes conheceram todas as etapas do tratamento da água na estação local, proporcionando compreensão direta do percurso da água até as residências. Ainda fazem parte do programa o Águas Day, uma experiência de realidade aumentada levada às escolas que complementa as visitas técnicas, e oficinas com jogos educativos, promovendo um aprendizado lúdico e interativo. Algumas dessas ações continuam em desenvolvimento em diversas unidades da rede.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS